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Redes sociais ajudam jovens canadenses a pararem de fumar

Página inicial do site "Break It Off", campanha canadense para incentivar jovens adultos a abandonarem o fumo - Reprodução
Página inicial do site "Break It Off", campanha canadense para incentivar jovens adultos a abandonarem o fumo Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

10/06/2015 09h36

Jovens adultos que usam as redes sociais para parar de fumar são duas vezes mais bem-sucedidos em seus esforços que aqueles que utilizam métodos mais tradicionais, de acordo com uma nova pesquisa da Universidade de Waterloo, do Canadá.

O estudo, publicado na "Nicotine & Tobacco Research", compara o sucesso da campanha online "Break It Off" com o "Smokers’ Helpline", um serviço telefônico para jovens adultos que buscam abandonar o fumo.

Lançado em janeiro de 2012, "Break It Off" é uma iniciativa do Canadian Cancer Society que busca incentivar jovens adultos a abandonar o fumo através do uso de seu site interativo e mídias sociais.

Após três meses no programa, 32 por cento dos fumantes que usaram aplicativos e ferramentas web do "Break It Off" deixaram de fumar. Em comparação, 14 por cento tiveram o mesmo resultado ao usarem o apoio do serviço por telefone.

"Os resultados sugerem que os criadores de campanhas de saúde pública precisam avaliar como eles usam as redes sociais para promover a saúde, especialmente em relação aos jovens", diz Bruce Baskerville, cientista da Universidade de Waterloo que comandou o estudo.

No Canadá, jovens adultos de 19 a 29 anos representam a faixa etária com a maior proporção de fumantes. Eles, no entanto, fazem pouco uso de serviços tradicionais na tentativa de parar de fumar. Segundo uma pesquisa, 91 por cento dos jovens adultos usam o Facebook e um terço dessa parcela da população fazem uso de sites de microblogs, como o Twitter.