Topo

Bebê Sofia é internada em UTI de hospital em Miami

Em foto de julho, os pais posam com Sofia em espaço aberto do hospital em Miami - Arquivo pessoal
Em foto de julho, os pais posam com Sofia em espaço aberto do hospital em Miami Imagem: Arquivo pessoal

Jacqueline França

do UOL, em Sorocaba (SP)

03/08/2015 02h02

Depois de uma semana internada no Memorial Jackson Hospital, em Miami, Sofia Gonçalves de Lacerda precisou ser transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neste domingo (2). De acordo com a mãe, Patrícia de Lacerda, a transferência foi necessária para a troca de um acesso venoso por onde a menina recebe medicamentos.

Patrícia explicou que o procedimento (troca do acesso venoso central de inserção periférica -- PICC) é tecnicamente simples e já estava previsto pelos médicos. Ainda assim, a mãe demostra muita preocupação com o estado de saúde de Sofia. Ela explicou que o bebê de um ano e meio foi internado no dia 25 de julho por conta do que parecia ser uma alergia. ‘Ela estava com pintinhas vermelhas no corpo e coçava muito”, lembra. O problema é que, mesmo depois de uma semana no hospital, ela ainda não melhorou.

Segundo a mãe, a suspeita inicial era de que Sofia estivesse com uma bactéria, conforme apontado nos primeiros exames. No entanto, foi detectada a presença de um vírus no corpo da menina. “Os médicos ainda não descobriram exatamente o que é”, informa a mãe. Ela disse que a coceira ainda é muito grande e que Sofia chega a se ferir por conta disso. Patrícia disse ainda que não há previsão para que Sofia deixe o hospital.

Segunda internação

No início de julho Sofia já tinha apresentado um quadro alérgico e ficou internada por cinco dias. Na ocasião, a alergia tinha sido causada pela alimentação que ela recebe pela veia, uma das suspeitas do médicos para a alergia que a menina está enfrentando agora.

Entenda o caso

A bebê chegou aos Estados Unidos há um ano para o tratamento da Síndrome de Berdon, que provoca má formação do sistema digestivo. Todo tratamento é custeado pelo governo brasileiro, o que foi conseguido depois de uma briga judicial. O custo foi estimado em cerca de R$ 2 milhões. Em abril, Sofia conseguiu o transplante de todos os órgãos (intestino grosso e delgado, fígado; pâncreas e estômago). Após um período de recuperação, ela foi liberada para ficar em casa com os pais, mas ainda não poderá voltar ao Brasil.