Topo

Frutas perderam sabor e fast food ganhou: seria essa a causa da obesidade?

Reprodução/Nutritional Benefits
Imagem: Reprodução/Nutritional Benefits

Débora Nogueira

Do UOL, em São Paulo

09/08/2015 06h00

Você tomaria refrigerantes se eles não tivessem sabor? E comeria mais frutas se os morangos voltassem a ser suculentos? Segundo o jornalista Mark Schatzker, autor do livro "The Dorito Effect" (O efeito Doritos, em tradução livre), as frutas e verduras foram perdendo sabor com o tempo enquanto a comida artificial ganhou aromatizantes que nos levaram a comer demais e ficarmos obesos. A solução, segundo ele? Criar frutas e vegetais mais saborosos. Acompanhe a entrevista:

UOL - Você trouxe o sabor para o centro da discussão sobre obesidade. O aromatizante nos leva a comer mais gordura, açúcar e outras coisas ruins disfarçadas?
Mark Schatzker - Sim. Na verdade, eu diria que nossas guerras contra a gordura, o açúcar e os carboidratos foram totalmente em vão. É importante lembrar que nossos avós tinham acesso ao açúcar, gordura e carboidratos e de alguma forma eles evitavam comer além do necessário. Nenhum desses nutrientes mudou com o tempo. O que mudou foram os sabores. E muito. Nos últimos 50 anos, as comidas naturais como frutas e legumes foram perdendo o sabor, enquanto a comida processada foi ficando cada vez “saborosa”, no sentido de ter mais sabor, com mais aromatizantes sintéticos. De forma simples, o que consideramos saboroso passou dos alimentos naturais para os processados. E é isso o que todo mundo está comendo agora e que está deixando todo mundo gordo.

UOL - Como podemos mudar nossos hábitos alimentares se grande parte dos alimentos disponíveis hoje é processado ou aromatizado artificialmente?
Schatzker - Eu recomendo que as pessoas evitem comidas com aromatizantes artificiais ou “naturais” --que também são sintéticos. Em vez disso, foquem em procurar comidas reais, as mais saborosas possíveis, como frango, morango, tomate e abacaxis.

UOL - Como podemos comer felizes uma maçã depois de já ter provado comidas com sabores tão marcantes quanto um doritos? Precisamos de um tipo de detox?
Schatzker - Quanto mais você evita a comida processada, menos ela parece interessante. Para pessoas que costumam comer demais esses tipos de alimentos, cortar é mais difícil. Entretanto, quando se trata de sabor, eu ainda acho que a natureza deve ser o farol para guiar nosso paladar. Os melhores restaurantes não servem doritos ou refrigerantes, eles servem suas melhores carnes, frutas e vegetais acompanhados de vinho. Desde que comecei a comprar alimentos com qualidade, percebi que meu paladar mudou. Eu costumava odiar hortaliças, hoje eu as adoro.

UOL - Você menciona a perda de gosto das frutas e verduras por causa da agricultura moderna. Há uma forma de voltar para o que era antes?
Schatzker - A razão pela qual nós perdemos o sabor nas frutas e legumes é a manipulação genética. Nós escolhemos genes como tamanho, vida útil e resistência a pragas. Nunca selecionamos os genes de sabor. E com o passar do tempo, o sabor se perdeu. Porém, se nós nos preocuparmos com o sabor e selecionarmos variedades e sementes que sejam saborosas, podemos capturar de volta o sabor. A Universidade da Flórida já conseguiu criar uma variedade de tomate que é tão resistente quanto os modernos, mas o sabor é muito melhor. Acredito que essa seja a direção que a agricultura precisa tomar.

UOL - Comer um Doritos é viciante. O sabor é o maior causador do vício ou há outros componentes? Como podemos deixar de sermos viciados em comidas ruins?
Schatzker - Como disse anteriormente, acho que a comida natural, a comida real, pode ser mais saborosa. Na verdade, acho que a comida real também vicia --mas de uma forma mais saudável. Não há nada de errado em buscar ótimas cerejas, tomates ou pêssegos. Eu também acho que a comida natural tem a habilidade de satisfazer um desejo de uma forma que a comida artificial não tem. Escrevi em meu livro sobre a experiência de comer um frango frito com uma receita especial de família --um frango que foi criado como era há 50 anos (livre, com pouquíssimo hormônio). Foi o melhor frango que já comi na vida, mas estava satisfeito depois de alguns poucos pedaços. Não fiquei comendo além do limite. Nós fomos programados para desejar comida. Desejos são naturais. O que precisamos fazer é colocar o desejo em comidas melhores, mais saudáveis, que realmente nos satisfaçam.

UOL - Por que você escolheu o Doritos para simbolizar os alimentos artificialmente aromatizados?
Schatzker - Pela simples razão de que o primeiro Doritos não era aromatizado. Ele era apenas um chips de milho salgado, mas não era muito vendido. Foi aí que decidiram aromatizar com o sabor “taco” e depois com “queijo nacho” e ele se tornou aquele salgadinho irresistível e incrivelmente bem sucedido que conhecemos hoje. É um exemplo perfeito do quanto os sabores artificiais são poderosos e lucrativos. Os sabores artificiais nos levam a comer mais do que nós comeríamos normalmente. Como o exemplo mostra, as pessoas não comeriam salgadinhos de milho com sal loucamente. Ou tomariam refrigerantes. Quanto de refrigerante as pessoas tomariam se tirassem o sabor artificial? O refrigerante sem sabor é apenas água com gás e muito açúcar.

UOL - Qual é a pior comida de todas? Aquela que ninguém deveria comer ou beber de novo?
Schatzker - Águas vitaminadas. O rótulo induz as pessoas a acharem que água com açúcar é saudável e o sabor artificial faz ela parecer deliciosa. Os Estados Unidos não sofrem de falta de vitaminas, eles sofrem de calorias demais.