Topo

"Sexo anal pode relaxar os músculos da região?" Jairo Bouer responde

Do UOL, em São Paulo

10/09/2015 09h00

"Sexo anal pode relaxar os músculos do ânus?" O médico e especialista em sexualidade Jairo Bouer responde essa e outras perguntas nesta edição do programa @saúde.

De acordo com o médico, a região é delicada tanto no corpo dos homens quanto no das mulheres e exige alguns cuidados, como o uso de camisinha e lubrificante a base de água para facilitar a penetração.

Outro internauta conta que namora há dois anos, mas sente vontade de transar com outras mulheres. Bouer diz que praticamente todos os homens sentem atração e prazer quando veem outras mulheres mesmo estando em um relacionamento sério, e com as mulheres acontece a mesma coisa. "Colocar este desejo em prática vai depender do que a pessoa quer para o relacionamento. Tem muitas pessoas que colocam esse desejo em prática e têm outras relações enquanto estão em um relacionamento mais estável. Outras pessoas acham que isso não pode acontecer de jeito nenhum e, de alguma forma, reprimem este desejo".

Um terceiro internauta questiona se pode pegar câncer de garganta se fizer sexo oral em uma mulher sem histórico de HPV. Segundo o médico, algumas pesquisas recentes associam um maior risco de câncer de garganta em pessoas jovens com a prática de sexo oral com múltiplos parceiros e uma possível exposição ao vírus do HPV. "Às vezes o HPV pode causar lesões microscópicas que não são detectadas a olho nu. Do ponto de vista médico, para a pessoa ter segurança total, ela deveria fazer sexo oral também com proteção ou variar menos os parceiros", explica.

Você tem alguma dúvida? Mande um e-mail para o drjairobouer@uol.com.br. Acompanhe ainda o blog do Jairo Bouer. E, se você perdeu algum programa do @saúde, assista às outras edições aqui.