Topo

Especialistas ensinam 20 combinações saudáveis para comer entre refeições

Suco verde, iogurte natural com mel e salada de frutas são opções saudáveis de lanches - Thinkstock
Suco verde, iogurte natural com mel e salada de frutas são opções saudáveis de lanches Imagem: Thinkstock

Cintia Baio

Colaboração para o UOL

20/10/2015 06h00

Passar longos períodos sem comer é um dos principais vilões da saúde. O cuidado não vale só para quem está de dieta, serve para qualquer pessoa que queira levar uma vida mais saudável. Ficar muito tempo em jejum prejudica o emagrecimento, queima massa magra, aumenta a indisposição e atrapalha o raciocínio.

“Nosso organismo acumula energia para os momentos de fome. Assim, em períodos prolongados, o corpo armazena gordura extra para possíveis situações de escassez”, explica a nutricionista Keli Bortholazzi. “Com isso, o corpo não só gasta menos energia, como também favorece a escolha de alimentos mais calóricos e gordurosos na refeição seguinte”, acrescenta Cynthia Antonaccio, nutricionista.

Fazer refeições pequenas de três em três horas evita grandes flutuações no teor de açúcar do sangue, o que favorece o controle da fome e evita o consumo excessivo de calorias nas refeições seguintes. Além disso, quando bem escolhidas, as combinações de alimentos podem ajudar a melhorar o humor e dar mais ânimo e disposição.

Mas fique de olho, nem tudo é permitido. É preciso ficar atento para não errar na escolha ou na quantidade dos alimentos. “Normalmente, snacks e biscoitos lights industrializadas são sempre cheios de espessantes, acidulantes, vitaminas sintéticas e ou corantes, o que prejudica o organismo”, lembra a nutricionista Carla Cotta.

A ingestão de alimentos pobres em nutrientes essenciais, além de calóricos, pode provocar uma brusca variação nos níveis de açúcar no sangue. Como consequência, desperta a fome poucas horas após o consumo, prejudica a concentração e o bom funcionamento do organismo.

Já os alimentos ricos em proteínas e fibras alimentares, por exemplo, ajudam na saciedade. “Elas estimulam a liberação de hormônios responsáveis pelo controle da fome. Já as fibras reduzem o tempo de digestão dos alimentos e liberam nutrientes para a corrente sanguínea de forma mais lenta”, explica Cynthia.

A pedido do UOL, as especialistas listaram 20 combinações de alimentos para comer entre as refeições. São opções práticas e criativas para não cair na mesmice e evitar longos períodos de jejum: