Topo

Governo do RS usa imagem de Charlie Sheen para incentivar teste de HIV

Reprodução
Imagem: Reprodução

Colaboração para o UOL, em Porto Alegre

17/11/2015 18h24

Uma publicação nas contas oficiais do Twitter e do Facebook do governo do Rio Grande do Sul em relação ao HIV gerou muita repercussão na tarde desta terça-feira (17). Ao pegar carona em uma das notícias mais comentadas do dia, a de que o ator norte-americano Charlie Sheen é possui o vírus da aids, a secretaria de Comunicação do Executivo gaúcho publicou uma montagem em que o astro holywoodiano aparece pensando na hashtag "partiu teste".

A publicação foi alvo de críticas de internautas, que a classificaram como "aproveitadora" e "desrespeitosa". Ao mesmo tempo, outros usuários da rede utilizaram seu espaço para elogiar a publicação, tida como "corajosa" e "oportuna".

A repercussão forçou que a secretaria de comunicação publicasse um esclarecimento sobre a questão. "Gente, não era nossa intenção causar algum mal-estar. Mas justamente alertar para a importância da prevenção e realização de testes de HIV", escreveu um assessor logo após a enxurrada de comentários. "O próprio Charlie Sheen quer isso ao divulgar ser soropositivo: ALERTAR sobre a prevenção e que hoje a Aids não é uma sentença de morte! Alertar sim e aproveitar o buzz das redes para isso também! Mas fazer piada com uma doença, jamais!", prosseguiu.

No Facebook também podem ser lidos comentários condenando e outros apoiando a publicação. "Piada desrespeitosa e aproveitadora. Se a intenção era aproveitar o buzz [engajamento] gerado pela revelação dele [Sheen], pegar a imagem dele e fazer um meme com dizeres engraçadinhos, não é a melhor das ideias. Fizesse a divulgação de forma seria e eloquente que o assunto merece", publicou um internauta.

"Parabéns ao Governo do Rio Grande do Sul por ter usado uma noticia que está sendo DIVULGADA EM TODO MUNDO. Ou alguém aqui acha que o Charlie Sheen vai ficar bravo porque um governo usou sua imagem para incentivar uma pessoa a fazer um teste sobre uma doença contagiosa que ele admitiu ter em rede de TV?", defendeu outra.  

Embora a postagem não tenha sido encarada da melhor maneira por todos os internautas, o governo aproveitou a grande repercussão para explicar que os testes de HIV são gratuitos e sigilosos e podem ser feitos pelo SUS, e que o portador do vírus pode viver uma vida normal se fizer o tratamento. A Secretaria de Saúde não informou quantos testes são feitos por dia no Estado.