Topo

Ministério prevê alta de casos de microcefalia na Bahia e no Ceará

Carlos Madeiro

Colaboração para o UOL, em Gravatá (PE)

02/12/2015 10h00

O baixo número de notificações registradas de microcefalia em dois dos três Estados mais populosos do Nordeste --Ceará e Bahia-- chama a atenção do Ministério da Saúde. Como houve epidemia de zika vírus nos dois locais, a pasta espera por um aumento de casos informados nas próximas semanas.

Até o dia 30 de novembro, foram 62 casos notificados nos dois Estados --menos, por exemplo, que o menor Estado nordestino, Sergipe, que tem 78 casos suspeitos.

Hoje, Pernambuco tem 646 das notificações do país. Segundo o Ministério da Saúde, apesar do alto número, a percepção rápida e uma maior eficiência no sistema de notificação são apontadas como possíveis causas da liderança pernambucana. Prova disso é que, nas últimas duas semanas, por exemplo, Estados como Paraíba e Alagoas --que tinham pouco casos-- passaram a acompanhar suas redes de maternidades e viram os números de microcefalia crescerem rapidamente.

“Como esse vírus está espalhado pelo Nordeste, chama a atenção Ceará e Bahia, que têm um número muito pequeno de notificações em face a sua população”, disse o ministro da Saúde, Marcelo Castro. "Se ele é transmitido por um vetor que existe no país inteiro, a tendência é que essa anomalia possa ser transmitida em outros Estados e outros países.”

Questionado se acreditava em subnotificações na Bahia e Ceará, Castro afirmou que prefere esperar. “Vamos torcer que não exista, que seria uma gravidade muito maior do que já é essa gravidade.”

Estados explicam

Questionada, a Secretaria de Saúde do Ceará admitiu que mais casos devem ser notificados em breve, já que, no Estado, o pico da epidemia de zika ocorreu em maio. “O nosso corte de bebês com possibilidade de ter microcefalia está começando a nascer (em caso de prematuros) e ou ainda está por nascer”, explicou.

Já a secretaria da Bahia informou apenas que o número de casos está dentro da normalidade. “Este ano são 13 casos confirmados. Há 37 casos suspeitos”, disse.

A pasta baiana afirmou ainda que, por meio da Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde, “está atenta à situação e realiza verificações regulares junto às maternidades e, neste ano, em virtude da incidência de zika virus, está em apuração se os casos estão relacionados com a respectiva doença.”

Dados de casos suspeitos por Estado

- PE: 646 
- PB: 248
- RN: 79
- SE: 78
- AL: 59
- BA: 37
- PI: 36
- CE: 25
- RJ: 13
- TO: 12
- MA: 12
- GO: 2
- MS: 1
- DF: 1