Topo

Dilma diz que governo investirá em vacina contra o vírus zika

Presidente Dilma Rousseff durante 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília - Roberto Stuckert Filho/PR
Presidente Dilma Rousseff durante 15ª Conferência Nacional de Saúde, em Brasília Imagem: Roberto Stuckert Filho/PR

Do UOL, em Brasília

04/12/2015 14h37

Durante discurso na 15ª Conferência Nacional de Saúde, a presidente Dilma Rousseff disse que o país investirá em tecnologia para o desenvolvimento de vacina contra o vírus zika, que está relacionado a casos de microcefalia no país - 1.248 casos da doença já foram registrados, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde no final de novembro.

"Nós vamos usar de todos os elementos, até da tecnologia para procurar vacinas que sejam comercializáveis, para erradicação [da doença]", disse a presidente.

Dilma afirmou que uma grande mobilização está sendo feito para tentar conter o avanço da doença e os casos de microcefalia. "Nós estamos mobilizando os agentes de saúde, toda a estrutura da Defesa Civil, o Exército, a Marinha e a Aeronáutica, para nos ajudar nessa ação de prevenção do vírus zika", disse.

Para a presidente, a questão precisa ser tratada com muita seriedade também pela população. "Espero falar mais forte à consciência das pessoas para que não deixem haver água parada", afirmou, referindo-se ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti, que se desenvolve em água limpa e parada.