Topo

Ciência explica por que punir não muda comportamento de viciados em cocaína

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

16/06/2016 16h00

Por que algumas pessoas se viciam em drogas mesmo sabendo dos danos consideráveis que elas provocam? Um estudo feito por pesquisadores da Universidade de Cambridge, publicado nesta quinta-feira (16) pela revista "Science", mostrou o quão difícil é largar a dependência em cocaína.

O vício inicialmente é fruto de um desejo consciente em busca dos efeitos da droga. Mas com o tempo passa a ser um hábito independente de quaisquer desejos ou objetivos. Esses dois tipos de comportamento, um consciente e o outro movido pela mania, foram avaliados pelo estudo.

Os pesquisadores observaram o comportamento de 125 pessoas -- 72 viciadas na droga e outras 53 saudáveis. Elas foram estimuladas a determinadas ações, que seriam recompensadas com pontos ou choques elétricos. Essas ações foram reduzidas aos poucos.

O objetivo da pesquisa era avaliar quais pessoas seriam capazes de notar, por tentativa e erro, quais eram as ações que iriam gerar reações negativas e, dessa forma, evitá-las em testes posteriores. Não foi o que aconteceu com uma grande parcela dos viciados em cocaína. Eles repetiam as mesmas ações mesmo que elas não fossem recompensadas.

Segundo os pesquisadores, as descobertas do estudo ilustram a dificuldade em tratar o vício em cocaína, uma vez que os dependentes têm problemas em evitar consequências adversas.

Por isso, tratamentos que consistem em abordagens punitivas são pouco eficazes.

A cocaína é uma das drogas ilegais mais consumidas no mundo. Extraída das folhas da coca, a droga é considerada psicotrópica, já que atua no sistema nervoso central do indivíduo, responsável pelo comando dos pensamentos e ações das pessoas.