Topo

Prevenção evitou que 1,6 milhão de mães passassem Aids para seus filhos

Da Agência Aids

18/07/2016 13h09

Os programas para impedir a transmissão vertical do vírus HIV (de mãe para filho) evitaram desde o ano 2000 a infecção de 1,6 milhão de crianças, mas a Aids continua sendo a segunda causa de morte entre os adolescentes. Assim diz um comunicado divulgado neste domingo (17) pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) por conta da 21ª Conferência Internacional de Aids, que acontece até sexta-feira (22), em Durban, na África do Sul.

Segundo os dados da agência da ONU (Organização das Nações Unidas), os programas para evitar a transmissão do vírus de mãe para filho nos países com alta prevalência de Aids permitiram que em nível mundial a transmissão vertical caísse 70% nos últimos 15 anos.

Isso equivale a evitar a infecção em 1,6 milhão de crianças, enquanto a atenção com antirretrovirais salvou 8,8 milhões de vidas de todas as idades no mundo.

"Mesmo assim, a Aids é a segunda causa de morte para quem têm entre 10 e 19 anos em nível mundial, e a primeira causa na África", lembrou o diretor-executivo do Unicef, Anthony Lake.

Segundo dados de outras agências da ONU, a primeira causa de morte entre os adolescentes no mundo são os acidentes de trânsito, a segunda a Aids e a terceira os suicídios.

No começo do século, no entanto, a Aids não estava entre as dez primeiras causas de morte entre os adolescentes, mas desde então a infecção pelo vírus triplicou, de acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), informa a agência EFE.

Segundo diz o Unicef no comunicado, "ainda há muito trabalho a ser feito para proteger as crianças e adolescentes da infecção, da doença e da morte". De acordo com os dados da ONU, no ano passado, a cada hora, 29 adolescentes entre 15 e 19 anos, se infectaram com o vírus com o vírus da Aids no mundo.

Cerca de 65% dos novos infectados no mundo são menores de idade do sexo feminino. Só na África Subsaariana, onde se concentra 70% de toda a população mundial soropositiva, três de cada quatro novos adolescentes infectados são mulheres.

A Agência de Notícias da Aids cobre a 21ª Conferência Internacional de Aids, em Durban (África do Sul), com apoio do Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, da DKT do Brasil e da Jansen Farmacêutica.