Topo

Cocô #SemFrescura: quantos dias é normal NÃO ir ao banheiro?

Do UOL, em São Paulo

13/03/2017 04h00

A gente não costuma falar muito sobre cocô, mas o assunto é importante. Você sabe quantos dias dá para ficar sem ir ao banheiro? Apenas UM, no máximo dois.

A pessoa que não faz o número dois cerca de três vezes por semana tem prisão de ventre, que é quando os movimentos do intestino responsáveis por empurrar o cocô até a privada ficam muito lentos.

O público que mais sofre com isso é o feminino, mas o problema também atinge homens. Em 85% dos casos, o intestino preso acontece devido a uma alimentação inadequada, com muita gordura, muito açúcar e pouca água e fibras.

Logo, uma melhora do quadro está associada a beber bastante água e se jogar nas frutas e verduras. Mas é importante fazer boas escolhas. Mamão e ameixa, por exemplo, são ótimos investimentos para não deixar o intestino preguiçoso.

Fazer exercícios e evitar ficar sentado por muito tempo também ajudam na condição e evitam o mau humor que não ir ao banheiro pode causar. 

As dicas são da proctologista Sonia Yusuf, do Hospital Santa Cruz, do ginecologista Ricardo Luba, do coloproctologista Sergio Nahas, da nutricionista Carolina Novaes, e de uma pesquisa da Federação Brasileira de Gastroenterologia.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.