Topo

Comer #SemFrescura: comida que cai no chão pode ser salva em 5 segundos?

Do UOL, em São Paulo

10/04/2017 04h00

Você já passou por aquela situação em que está louco para comer um doce, mas antes da primeira mordida ele cai no chão? Como a vontade é grande a gente pode pensar: “se pegar em cinco segundos não tem problema, pode comer”. Será?

Em um estudo em que os amantes de comida teriam dificuldade de ver, cientistas jogaram vários quitutes no chão para avaliar se podemos comer alimentos que tiveram contato rápido com o solo.

As análises mostraram que o número de bactérias na comida não depende só dos segundos que ela ficou no chão, mas também de quão sujo estava o local.

Outra variável é se a comida é úmida ou não. Caso um presunto caia no chão, as sujeiras “grudam” nele com maior facilidade. Já no caso de uma bolacha seca, a aderência é mais difícil.

Mas afinal, a regra de poder comer se pegar a comida em menos de cinco segundos é confiável? Os médicos não recomendam, já que não é possível garantir que em apenas um segundo uma bactéria que causa infecção intestinal não vá “subir” no alimento.

As dicas são do infectologista César Barros, do Instituto de Infectologia Emílio Ribas, e da coordenadora do curso técnico de alimentos do Senai, Tatiana Tribess. Além disso, foram consultadas pesquisas publicadas pela Universidade de Aston, na Inglaterra, e pela Universidade de Clemson, nos Estados Unidos.

Acompanhe as informações do #SemFrescura toda segunda-feira, porque dá para ser saudável sem frescura.