Topo

Usar botas fechadas dá frieira? Passa pela piscina? Veja mitos e verdades

Frieiras podem ser causadas por fungos, alergia ou somente pela umidade - IStock
Frieiras podem ser causadas por fungos, alergia ou somente pela umidade Imagem: IStock

André Carvalho

Do UOL, em São Paulo

24/05/2017 04h00

Sabe aquele exame médico que as piscinas públicas nos exigem? Ou aquela recomendação que toda mãe já fez para o filho de enxugar bem entre os dedos do pé? Tudo isso se dá pelo mesmo motivo: evitar o aparecimento de frieiras, pequenas feridas e descamações que ocorrem entre os dedos dos pés. 

E por que elas, de fato, ocorrem? Saiba o que é mito e o que é verdade.

Qualquer fissura entre os dedos dos pés é frieira?

Sim. De acordo com a dermatologista Zilda Najjar, professora da Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), "frieira é qualquer descamação ou corte que fique entre os dedos ou embaixo dos dedos dos pés".

Esta definição ampla de frieira, um nome popular para diferentes tipos de fissuras, descamações e até mesmo inflamações.

Frieira é causada por fungos?

Para Najjar, a ideia de que a frieira é causada exclusivamente por fungos é um dos equívocos mais comuns quando se trata sobre o assunto. "Às vezes, [o meio dos dedos] começa a descamar e a pessoa já põe antifúngico, o que está errado", afirma a dermatologista.

Isso porque existem outros tipos de frieiras, sendo uma delas ocasionada apenas pela umidade entre os dedos, que faz com que a camada de pele chamada de queratina amoleça e descasque, provocando fissuras. Neste caso, é recomendado que se aplique no local um pó antisséptico, que irá atuar na lesão e manter, também, a região seca.

A umidade também pode ser um fator a mais para que os fungos, como o Epidermophyton floccosun e algumas espécies de Trichophyton, se desenvolvam, já que ambientes quentes e úmidos são propícios para isso. Contudo, é preciso que a pessoa tenha contato com estes fungos, diretamente de outra pessoa, ou indiretamente, em locais contaminados por eles, para que isso ocorra --tal infecção também é conhecida como micose.

Uma lesão no pé --eventualmente causada até mesmo por uma frieira ocasionada por umidade -- também pode ser uma "porta de entrada" para estes fungos --uma infecção mais profunda pode ocorrer se por esta ferida a bactéria Streptococcus se alojar no corpo, em uma doença chamada erisipela.

Há ainda um terceiro tipo de frieira, ocasionada por alergia, chamada de dermatite de contato.

Todo tipo de frieira é igual?

Em relação aos sintomas, existem pequenas diferenças entre os três tipos de frieira.

A micose, ocasionada por fungos, segundo Najjar, "geralmente não tem cortes, dá mais uma descamação e podem aparecer pequenas bolhas". A frieira por alergia, "é mais úmida, muito vermelha e coça muito".

Já a de umidade, "é uma coisa sem sintoma, só descasca o meio dos dedos e às vezes dá uma rachada".

Paula Tavares, dermatologista e mestre em Clínica Médica pela Unicamp, afirma que, mesmo que existam diferenças nas causas de contágio e nos sintomas, a umidade "é um fator bem importante no desenvolvimento de qualquer uma destas causas de frieira e acaba piorando todos elas".

Frieira e "pé de atleta" são a mesma coisa?

O "pé de atleta" é uma micose de pé causada por fungos. A diferença entre a frieira é que esta micose se dá na planta do pé, ao passo que a frieira gerada por fungos ocorre entre os dedos. 

E por que o nome popular desta micose é "pé de atleta"? "Normalmente, atleta usa muito banheiro comum, chuveiro comum. Então, se uma pessoa tem a micose, ela pode passar para outras", diz Tavares.

Posso pegar frieira na piscina?

Pode. Os fungos gostam de lugares úmidos e quentes, lembra? "Aquelas pocinhas de água em volta da piscina são lugares que o fungo gosta. É uma água mais quentinha por onde passa muita gente. E o fungo precisa se alimentar da nossa pele", diz Tavares. 

Se a pessoa tem algum machucado no pé, o risco de contágio aumenta, já que o fungo pode ali se alojar.

Botas com meia - Agência Fotosite - Agência Fotosite
Imagem: Agência Fotosite

Usar botas fechadas aumenta o risco de ter frieiras?

Sim. O uso de botas, sapatos de borracha e meias sintéticas fazem com que o pé retenha o suor, ficando quente e úmido, ambiente propício para o desenvolvimento de frieiras, tanto aquelas ocasionadas pela simples umidade no local quanto a fúngica.

"Não use todo dia o mesmo sapato, ponha-o para tomar um solzinho, use mais meias de algodão, troque-as todo dia", recomenda Tavares.

Najjar também sugere que as pessoas usem mais sandálias e chinelos, para manter o pé seco. Ela lembra, ainda, que há a possibilidade de "pegar" frieira alérgica "pelo contato com a meia, com produto que lava a meia ou com o próprio tênis".

Tem momento do ano em que dá mais frieira?

Pelo fato de a pessoa suar mais no verão, o que faz com que os pés fiquem mais quentes e úmidos quando usamos sapatos, o verão é uma estação em que ocorram mais casos de frieira, explica Najjar.

Nesta época do ano, as pessoas frequentam mais piscinas e clubes --e banheiros coletivos--, lugares onde há a uma maior possibilidade de contágio por fungos.