Topo

Uso frequente de Omeprazol causa impotência sexual, Jairo?

Do UOL, em São Paulo

01/06/2017 04h00

O internauta relatou sua preocupação pela possibilidade de o uso contínuo do medicamento Omeprazol causar impotência sexual. Procede a preocupação?

Para o especialista em sexualidade Jairo Bouer, não existem estudos que comprovem que remédios que atuam como bloqueadores de acidez no estômago, como o Omeprazol, possam causar impotência.

Bouer afirma, porém, que o uso desse tipo de medicamento não deve ser contínuo. O paciente, completa ele, tampouco deve se automedicar.

"Em geral, os medicamentos que a gente toma para controlar problemas estomacais têm uma indicação precisa, devem ser usados por um tempo limitado. Depois que você teve a melhora clínica, você deixa de usar esse remédio", afirma.

Para Bouer, mesmo que não haja comprovações científicas que relacionem o uso de Omeprazol com a impotência, "o uso prolongado desses medicamentos pode trazer alguns impactos para sua saúde".

Você tem alguma dúvida? Mande um e-mail para o drjairobouer@uol.com.br. Acompanhe ainda o blog do Jairo Bouer. E, se você perdeu algum programa do @saúde, assista às outras edições.