Topo

Teste rápido para HIV com 99,9% de efetividade chega ao Brasil

Teste rápido para detectar HIV chega às farmácias do Brasil - Orange Life/Divulgação
Teste rápido para detectar HIV chega às farmácias do Brasil Imagem: Orange Life/Divulgação

Do UOL, em São Paulo

03/07/2017 12h21

Chega ao Estado do Rio nesta segunda-feira (3) o primeiro teste rápido para detecção de HIV registrado no Brasil. O produto, batizado de Action, deve chegar às farmácias de São Paulo e do Espírito Santo na próxima segunda-feira, dia 10, e no resto do país a partir da terceira semana de julho.

Fabricado pela empresa Orange Life, o exame foi aprovado pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em maio e detecta a presença de anticorpos contra o vírus HIV por meio da coleta de sangue.

Além do dispositivo de teste, o Action traz ainda um líquido reagente, uma lanceta (para furar o dedo), um sachê de álcool e um capilar (tubo para a coleta do sangue). O resultado leva de 15 a 20 minutos para ficar pronto.

De acordo com a Anvisa, o autoteste --semelhante a outros já existentes, como os que servem, por exemplo, para a medição de glicose por diabéticos-- tem efetividade de 99,9%. A presença do HIV no corpo, no entanto, só pode ser confirmada 30 dias após a exposição do vírus, período em que o organismo precisa para produzir anticorpos em níveis que o autoteste consiga detectar.

Caso o resultado seja positivo, recomenda-se a confirmação dele com um teste de laboratório. Caso ele seja negativo, a recomendação é que ele seja repetido após 30 dias e outra vez depois de mais 30 dias até que a data da primeira exposição complete 120 dias.

A fábrica da empresa de diagnósticos rápidos integrados fica em Vargem Pequena, no Rio de Janeiro, e tem capacidade para fabricar 100 mil testes por mês --a produção atual é de 40 mil doses por mês. O preço do produto deve variar de R$ 60 a R$ 70.