Topo

Mulher descobre fio de metal no intestino dez anos após tirar aparelho fixo

Pequeno fio de metal de aparelho dental perfurou pontos de intestino delgado de mulher - Getty Images
Pequeno fio de metal de aparelho dental perfurou pontos de intestino delgado de mulher Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

08/08/2017 13h10

Dez anos depois de ter tido seu aparelho dental removido, uma australiana de 30 anos descobriu que levava um pedaço de metal em seu intestino delgado. Ela vinha se queixando de dores e câimbras na região abdominal. O caso foi registrado em um estudo publicado nesta segunda-feira (7) no diário clínico BMJ Case Reports.

As informações são da rede CNN. Segundo a Dra. Talia Shepherd, da equipe médica do Hospital Sir Charles Gairdner, responsável por atender a mulher, a suspeita inicial era que a dor tivesse ligação com problemas de bexiga, o que motivou uma rápida alta em um episódio inicial. Dois dias depois, entretanto, a mulher voltou à unidade hospitalar, mais uma vez reclamando de fortes dores.

A equipe médica, então, resolveu fazer uma tomografia computadorizada. O exame na paciente apontou que um pequeno fio de metal, pertencente ao aparelho e removido da mulher há uma década, perfurou vários pontos do seu intestino delgado.

Tomografia flagra pequeno fio de metal no intestino delgado de paciente - Reprodução/BMJ Case Reports - Reprodução/BMJ Case Reports
Tomografia flagra pequeno fio de metal no intestino delgado de paciente
Imagem: Reprodução/BMJ Case Reports

Localizado entre o estômago e o intestino grosso, o órgão é responsável por absorver nutrientes e permitir que alimentos não consumidos sigam para o outro intestino.

"Olhando para a tomografia, pensamos que fosse um osso, porque é uma coisa comum de encontrarmos no estômago", disse Shepherd. "Mas quando perguntamos à paciente se ela se lembrava de engolir alguma coisa, ela não conseguiu".

Por ter sido perfurado em diversos pontos, o intestino tinha se revirado, causando uma condição clínica chamada de vólvulo gástrico, quando o órgão gira em torno de seu próprio eixo. Assim, diante da dor sentida pela mulher, a equipe médica optou por uma cirurgia de emergência.

Encerrado o procedimento, o vilão enfim deixou o intestino da mulher e revelou-se pra os médicos: um pedaço de sete centímetros de fio de metal. "Eu acho que estava ali no estômago dela o tempo todo, então quando as entranhas foram perfuradas, a dor começou", disse Shepherd.

Isso que dizer que quem tem aparelho deve temer sofrer um destino semelhante? Segundo a médica, não necessariamente. "As chances de engolir um fio do aparelho dental são muito baixas", afirmou Shepherd. "Elas podem aumentar se você estiver sedado durante um procedimento dental, mas é algo muito incomum".

Para Pat Raymond, gastroenterologista e professor assistente na clínica interna de medicina da faculdade da Virgínia do Leste, o caso é incomum. Também pelo fato de a paciente não se lembrar de ter engolido algo. "Normalmente, quando as pessoas sofrem lesões relacionadas a engolir algo, eles se lembram do acidente ou até do ato intencional", apontou.