Topo

Pulgas dão positivo para peste negra e assustam especialistas nos EUA

Transmitida por pulgas, população deve ficar atenta para os sintomas da doença - Getty Images
Transmitida por pulgas, população deve ficar atenta para os sintomas da doença Imagem: Getty Images

Colaboração para o UOL

14/08/2017 13h17

Órgãos públicos dos condados de Navajo e Coconino, no estado do Arizona (Estados Unidos), demonstraram preocupação e emitiram alertas para o retorno de uma das maiores pandemias já enfrentadas pela humanidade. Após testes, alguns animais testaram positivo para peste negra.

Na Idade Média, a doença foi responsável por milhões de mortes e dizimou cerca de 60% da população europeia. Causada pela bactéria Yersinia Pestis, ela é transmitida aos seres humanos por pulgas, ratos e outros roedores.

“O Departamento de Saúde do Condado de Navajo pede que a população tome precauções a fim de evitar qualquer risco de exposição a esta grave doença, que pode ser transmitida para os humanos através da mordida ou do simples contato com animais infectados, tais como pulgas, ratos e coelhos, além de predadores que venham a se alimentar deles”, relatou o órgão.

Os agentes de saúde também solicitaram que qualquer pessoa que visite a região onde os condados ficam - ao norte do estado - tomem medidas para que não ocorra uma disseminação em massa. Além disso, a população deve ficar atenta para os sintomas da doença: febre, dores de cabeça, tremores, fraqueza e inchaço dos gânglios linfáticos.

Segundo informações da emissora "ABC", esta não é a primeira vez que casos da peste negra são diagnosticados no Arizona: o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) tem um estudo que mostra a ocorrência da doença em outras oportunidades, principalmente quando o estado enfrentou verões mais brandos seguidos de invernos mais úmidos.