Topo

Em nova avaliação, Proteste identifica fraude em 5 azeites extravirgens

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/12/2017 18h22

A associação de defesa do consumidor Proteste reprovou cinco marcas em um novo teste com azeites de oliva extravirgens vendidos no Brasil.

As análises laboratoriais identificaram indícios da adição de outros óleos vegetais nos produtos das seguintes marcas: Malaguenza, Lisboa, Borgel, Do Chefe e Tradição Brasileira.

A marca Lisboa já havia sido reprovada no teste realizado no início de 2017 também por indícios de fraude. O mesmo ocorreu com a Tradição Brasileira, que não atingiu os padrões de qualidade necessários nas avaliações de 2013, 2016 e 2017.

Leia também: 

Nesta 7ª edição do teste, segundo o órgão, foram analisadas a autenticidade e a qualidade das 29 marcas de azeites com maior representatividade no mercado brasileiro: Allegro, Andorinha, Beirão, Borgel, Borges, Broto Legal, Carbonell, Cardeal, Carrefour, Cocineiro, Do Chefe, Filippo Berio, Gallo, La Española, La Violetera, Lisboa, Malaguenza, Maria, Mondegão, Olitália, O-live, Qualitá, Selmi Renata, Serrata, TAEQ, Terrano, Tordesilhas, Tradição Brasileira e Vila Flor.

A Proteste informa ter enviado a todos os fabricantes os resultados dos testes e ressaltou que, diante do resultado, enviará ao Ministério Público um pedido para que as fraudes sejam apuradas.

Também serão notificados a Senacon (Secretaria Nacional do Consumidor), Ministério da Agricultura, Anisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e a Abras (Associação Brasileira de Supermercados).

"Fora do tipo"

Outras seis marcas --Tordesilhas, Broto Legal, Serrata, Mondegão, Beirão e La Española-- foram classificadas pela Proteste como "fora do tipo". Isso porque, apesar da descrição nos rótulos, não poderiam ser classificadas como "extravirgens", mas, sim, como azeites de oliva "virgens".

Resultado que não foi inédito para as marcas La Española (2013), Serrata (2013) e Beirão (2013; 2016).

Melhores do teste

Os azeites extravirgens das marcas O-Live e Filippo Berio foram considerados os melhores do teste. As marcas atingiram a nota 96 na avaliação global.

Já os produtos Cocinero e Carrefour Discount foram identificados como "Escolha Certa", tendo os melhores resultados no requisito qualidade/preço. 

Até o momento, as empresas não se pronunciaram sobre o teste. Essa reportagem será atualizada com as respostas das cinco marcas.