Topo

Mais Médicos adia em 4 dias prazo para inscritos assumirem vagas

Karina Zambrana/ASCOM
Imagem: Karina Zambrana/ASCOM

Do UOL, em São Paulo

14/12/2018 11h27

O Ministério da Saúde alterou para a próxima terça-feira (18) a data final para que os médicos com registro no Brasil se apresentem nas cidades selecionadas para assumir as vagas deixadas por cubanos no Mais Médicos. O começo da atuação desses médicos será estabelecido pelos gestores nos municípios. 

O último balanço da pasta aponta que 5.352 médicos já compareceram ou iniciaram as atividades nos postos de atendimento. O número representa 64% das vagas que tiveram profissionais alocados no edital aberto para médicos com registro no Brasil. Segundo a pasta, o programa recebeu 36.490 inscrições, preenchendo 98,7% (8.411 profissionais alocados) das 8.517 vagas disponibilizadas.

A pasta também prorrogou para o próximo domingo (16) o prazo de inscrições de brasileiros e estrangeiros formados no exterior que não possuem registro no Brasil para participação no Mais Médicos. De acordo com o Ministério da Saúde, a medida foi tomada devido à instabilidade do site do programa causada pelo grande número de acessos, o que pode ter ocasionado dificuldades no momento da inscrição.

Até esta quinta-feira (13), 6.634 médicos brasileiros ou estrangeiros formados no exterior completaram a inscrição de participação no programa do governo federal. Esses profissionais, assim como aqueles que vieram de Cuba, estão dispensados de prestar o Revalida, o exame nacional que ratifica o diploma de médicos. 

O médico que iniciar o processo de inscrição tem até 24 horas para finalizar o envio da documentação. "Ao todo, são 17 documentos, entre eles, o reconhecimento da instituição de ensino pela representação do país onde os profissionais obtiveram a formação", diz o Ministério da Saúde. 

Quem aceitar a vaga receberá uma bolsa de R$ 11,8 mil. Para alguns municípios, o governo também oferece auxílio-moradia.

Veja como fica o novo cronograma:

Até 16 de dezembro - Inscrição dos médicos brasileiros e estrangeiros formados no exterior

Até 18 de dezembro - Apresentação dos médicos com CRM Brasil nos municípios

De 20 de dezembro a 21 de dezembro - Médicos CRM Brasil escolhem municípios com vagas disponíveis

De 27 de dezembro a 28 de dezembro - Médicos brasileiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis

De 3 de janeiro a 4 de janeiro de 2019 - Médicos estrangeiros formados no exterior escolhem municípios com vagas disponíveis