Topo

PF: Funcionários da Santa Casa desviavam anestésico para tráfico nos EUA

Fachada da Irmandade da Santa Casa em São Paulo  - Santa Casa de Misericórdia de São Paulo/Divulgação
Fachada da Irmandade da Santa Casa em São Paulo Imagem: Santa Casa de Misericórdia de São Paulo/Divulgação

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

16/07/2019 10h25

Em cooperação com a agência norte-americana de combate a drogas, a Polícia Federal desarticulou uma quadrilha que atuava dentro da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Um grupo de funcionários desviava um forte anestésico para revender a compradores brasileiros e nos Estados Unidos, que misturavam o fármaco à cocaína e à heroína.

De acordo com as investigações da PF, a quadrilha traficava o opioide Fentanil, "um potente anestésico, de alta letalidade quando em uso indevido".

"Era desviado por funcionários da Santa Casa de Misericórdia em São Paulo ou importado da China, sendo posteriormente revendido para diversos compradores no Brasil e nos Estados Unidos, país onde o fármaco costuma ser misturado à cocaína e à heroína para potencialização, o que tem provocado várias mortes", diz nota oficial da PF.

As investigações foram iniciadas a partir da troca de informações entre a agência norte-americana e a PF sobre três encomendas contendo ampolas de Fentanil diluído, enviadas de Florianópolis à cidade de Miami (EUA) entre setembro e outubro do ano passado.

Ampolas apreendidas pela Polícia Federal - Divulgação - Divulgação
Ampolas apreendidas pela Polícia Federal
Imagem: Divulgação
Os oficiais rastrearam outras encomendas e negociações de um suspeito morador do bairro Campeche, em Florianópolis, que culminaram na apreensão de 2.622 ampolas de Fentanil em Balneário Camboriú (SC) no começo do ano. O suspeito acabou preso nos Estados Unidos, onde deve cumprir pena mínima de 15 anos de prisão.

A PF descobriu que algumas das ampolas apreendidas pertenciam à Santa Casa de Misericórdia em São Paulo. Três funcionários do hospital estariam envolvidos no desvio do Fentanil, "bem como de diversos outros medicamentos de uso controlado que, posteriormente, eram comercializados em sites de vendas na internet".

Os investigadores também apreenderam Fentanil e Fenacetina (um tipo de antipirético e analgésico) importados ilegalmente da China por um dos investigados. Os suspeitos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas e de associação para o tráfico, cujas penas máximas somadas podem superar 30 anos de prisão.

A operação Ampulla --em referência às ampolas de Fentanil-- cumpriu 8 mandados de prisão (3 temporárias e 5 preventivas) e 9 de busca e apreensão nas cidades de São Paulo, Itanhaém (SP), São José (SC), Tijucas (SC) e Florianópolis (SC).

Procurada, a Santa Casa de São Paulo não respondeu até a última atualização desta reportagem.