Topo

Estoques de sangue estão em estado crítico em SP, diz Fundação Pró-Sangue

Os estoques de sangue estão em estado crítico - iStock
Os estoques de sangue estão em estado crítico Imagem: iStock

Do UOL, em São Paulo

14/08/2019 14h00

Os estoques de sangue da Fundação Pró-Sangue, ligada à Secretaria da Saúde do governo de São Paulo, estão em estado crítico. Segundo a instituição, os sangues do tipo B+, B-, O+ e AB estão em estado de emergência, ou seja, garantem o abastecimento por apenas um dia. Já as bolsas de sangue A-, O- e A+ só conseguem atender à solicitação dos hospitais por apenas dois dias.

Apesar da leve melhora na coleta registrada na semana passada, a Fundação Pró-Sangue informou que as férias, o frio e a vacinação contra o sarampo provocaram um impacto negativo nas reservas de sangue nas últimas semanas.

Quem pode doar?

Para doar sangue, basta estar em boas condições de saúde e alimentado, ter entre 16 e 69 anos (para menores, consultar o site da Pró-Sangue), pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente, que permita a identificação do candidato.

É recomendado evitar alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem à doação e, no caso de bebidas alcoólicas, 12 horas. Pessoas que estiverem gripadas ou resfriadas ficam impedidas de doar temporariamente. Segundo a instituição, durante a semana o tempo de espera no atendimento para a doação é menor.

Para horário de funcionamento dos demais postos de coleta acesse o site da Pró-Sangue ou ligue no Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800.