Topo

Brasileiros em quarentena não têm sintomas de coronavírus, diz Itamaraty

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

27/01/2020 12h56Atualizada em 28/01/2020 16h20

Resumo da notícia

  • Pasta diz que uma família brasileira está internada nas Filipinas
  • Eles aguardam o resultado dos testes, mas não apresentam sintomas no momento

A família brasileira internada nas Filipinas sob suspeita de estar infectada por uma nova cepa do coronavírus não apresenta sintomas da doença que já matou dezenas na China. A informação é do Itamaraty, que mantém contato com os brasileiros.

O governo federal confirmou que a família brasileira está em quarentena nas Filipinas. "Nossa embaixada em Manila [capital filipina] está em contato com a família brasileira com suspeita de contaminação pelo coronavírus 2019-nCoV", informou o Itamaray por meio de nota.

Os brasileiros estão aguardando o resultado dos testes de infecção por coronavírus, mas não apresentam sintomas no momento.
Itamaraty

Em respeito ao "direito à privacidade dos envolvidos", o Itamaraty preservou a identidade dos brasileiros. O UOL conversou por telefone com homem que, das Filipinas, afirmou que ele, a mulher e uma filha de dez anos são as três pessoas internadas.

O homem não quis conversar com a reportagem e pediu para não ter seu nome divulgado. "Estamos bem, sem febre", resumiu.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

A contaminação

De acordo com o jornal filipinio ABS-CBN, a família esteve recentemente em Wuhan, na China, epicentro da crise de transmissão do coronavírus. Embora o jornal tenha informado que os brasileiros apresentavam sintomas parecidos com os pacientes que sofrem da doença, Portes negou a informação.

A família teria dado entrada em uma unidade de saúde em El Nido na sexta-feira (24) e sido transferida a um hospital de Palawan, a cerca de 800 km da capital, Manila.

Mortos

Hoje, a China informou que o número de mortos pelo coronavírus subiu para 81 no país.

A doença levou o presidente chinês, Xi Jinping, a declarar que o país vive uma "situação grave" e causou o cancelamento das festas do Ano Novo Lunar em diversas cidades.

O Canadá divulgou ontem o primeiro registro de coronavírus no país. Além da China e do Canadá, outros 11 países confirmaram casos de contágio: Malásia, Austrália, Tailândia, Vietnã, Singapura, Japão, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Nepal, França e Estados Unidos.

Confira os sintomas do coronavírus

Band Notí­cias