Topo

Esse conteúdo é antigo

Embaixador: Brasil não pode tirar cidadãos de área com surto de coronavírus

O embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet de Mesquita - Reprodução/TV Globo
O embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet de Mesquita Imagem: Reprodução/TV Globo

28/01/2020 12h00

O embaixador do Brasil na China, Paulo Estivallet de Mesquita, disse hoje que a China não autorizou voos para que outros países evacuem seus cidadãos da província de Hubei. Wuhan, capital da província, é considerada o epicentro do novo coronavírus, que já matou 106 pessoas no país.

"As autoridades chinesas não estão facilitando em nada a retirada das pessoas dessa área (...) Neste momento as autoridades chinesas não estão permitindo a saída de ninguém", explicou Mesquita em entrevista ao Hora 1, da TV Globo.

Segundo ele, em reunião realizada ontem, as autoridades informaram que nenhum voo de evacuação foi autorizado até o momento. No entanto, países como Estados Unidos França e Japão já se mobilizam para retirar seus cidadãos da região.

Mesquita diz que o número de brasileiros que vivem no local é estimado entre 40 e 70 pessoas e que a principal demanda recebida neste momento é para deixar a região, algo que ele explicou não ser possível por ora por causa da quarentena.

"Os estrangeiros que tiveram contato com Wuhan podem ser um vetor de disseminação. Então, faz parte de qualquer esforço de retirada a responsabilidade de evitar que isso aconteça, sobretudo que a gente não gere um foco novo a começar pelo próprio Brasil", argumentou.

Ele classificou como legítima a angústia que as pessoas estão passando neste momento, mas destacou que as possibilidades de atuação dependem da evolução da situação e das decisões que venham a ser tomadas pelas autoridades da China.

"Nós estamos em contato com as autoridades chinesas e em Brasília para que se examine as condições e o que será necessário para agir assim que possível. Mas neste momento, infelizmente, é necessário manter a calma e ter paciência."

Coronavírus liga alerta pelo mundo