Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Hong Kong registra 1ª morte; China fecha mais duas cidades

 Mulher joga fora papel usado para secar as mãos depois de lavá-las do lado de fora do Hospital Princess Margaret, em Hong Kong - Anthony Wallace/AFP
Mulher joga fora papel usado para secar as mãos depois de lavá-las do lado de fora do Hospital Princess Margaret, em Hong Kong Imagem: Anthony Wallace/AFP

Do UOL, em São Paulo

04/02/2020 06h41

Um homem de 39 anos que estava internado com o novo coronavírus morreu em um hospital de Hong Kong, no primeiro caso fatal registrado no território, informaram hoje as autoridades locais.

No total, o novo coronavírus já matou 427 pessoas e infectou 20.627. Apenas duas mortes ocorreram fora da China continental: uma nas Filipinas e uma em Hong Kong.

De acordo com as primeiras informações, o homem viajou em 21 de janeiro para a cidade chinesa de Wuhan, epicentro da epidemia, e retornou a Hong Kong dois dias depois.

Atualmente, 15 pessoas foram diagnosticadas com vírus em Hong Kong, a maioria vindas de fora do território semi-autônomo.

O anúncio deste falecimento ocorre um dia depois do governo local fechar quase todas as passagens de fronteira terrestre para o continente chinês, numa tentativa de impedir a propagação do vírus.

Em 2003, a epidemia da Síndrome Respiratória Aguda Severa (Sars), que também surgiu na China, provocou mais de 300 mortes em Hong Kong

Até o momento foram registrados casos do novo coronavírus em mais de 20 países. A epidemia apareceu em dezembro em um mercado de peixes e frutos do mar em Wuhan, capital da província de Hubei, embora o local também fosse conhecido por vender carnes exóticas.

China fecha mais duas cidades

As autoridades chinesas anunciaram hoje o fechamento virtual de duas grandes cidades na região de Zhejiang, leste do país, e a restrição de deslocamento de seus habitantes para enfrentar a epidemia.

A cidade de Taizhou, de quase seis milhões de habitantes, e três distritos de Hangzhou permanecerão fechadas em uma gigantesca quarentena. Uma das áreas fechadas a partir de agora abriga prédios centrais do grupo comercial Alibaba.

Em todas as áreas, que englobam quase nove milhões de pessoas, apenas uma pessoa por casa passa a ter o direito de sair às ruas a cada dois dias para comprar produtos de primeira necessidade.

Taizhou também suspendeu as viagens de 95 trens até sua estação central a partir desta terça-feira. Por determinação das novas medidas, cada residência poderá manter apenas uma via de acesso e os residentes deverão apresentar identificação a cada entrada ou saída.

Ao mesmo tempo, os proprietários não poderão alugar imóveis a pessoas procedentes de áreas afetadas, como a província de Hubei. Em Hangzhou, os cidadãos passam a ter a obrigação de usar máscaras de proteção.

Também serão submetidos a operações para verificar suas identidades e controlar a temperatura corporal. As autoridades da Região Administrativa Especial de Macau anunciaram que os cassinos do território permanecerão fechados por duas semanas, uma medida que afeta diretamente a economia da região.

Bélgica registra caso

Um primeiro caso do novo coronavírus foi registrado em Bruxelas em um dos passageiros do voo que repatriou 250 pessoas no domingo, a maioria europeias, procedentes da cidade chinesa de Wuhan - anunciou a ministra belga da Saúde, Maggie De Block.

Pessoas de nacionalidades de cerca de 30 países viajaram neste avião, que fez escala no sul da França e depois aterrissou em Bruxelas. "Todos os demais países" foram avisados, disse a ministra Maggie De Block em entrevista coletiva.

A pessoa que deu positivo nos exames "não tem sintomas e se sente bem", acrescentou.

* Com AFP e Reuters

Coronavírus liga alerta pelo mundo