Topo

Esse conteúdo é antigo

Equipamento da UFBA promete rastrear DNA do coronavírus em três horas

Apesar da eficiência anunciada, diagnóstico precisa ser confirmado com análise no RJ - Getty Images
Apesar da eficiência anunciada, diagnóstico precisa ser confirmado com análise no RJ Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/02/2020 14h41

Resumo da notícia

  • Mecanismo é o mesmo que foi capaz de identificar o zika vírus há cinco anos
  • A máquina seria capaz de analisar 90 amostras por dia
  • Diagnóstico ainda precisaria ser confirmado no Rio de Janeiro

Um equipamento da Universidade Federal da Bahia (UFBA) reduz o tempo de diagnóstico do novo coronavírus de 48 para três horas. A informação foi divulgada hoje pelo Correio, da Bahia, que informa que o mecanismo é o mesmo que foi capaz de identificar o zika vírus há cinco anos.

Batizado de Real Timer, o equipamento realiza um processo chamado RT-PCR. Segundo o pesquisador e virologista Gúbio Soares, o equipamento "faz uma reação que é capaz de identificar o material genético do vírus, e é isso que os laboratórios utilizam para cravar o diagnóstico". A máquina seria capaz de analisar 90 amostras por dia.

No entanto, segundo a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o diagnóstico precisa ser confirmado no Rio de Janeiro. Desta forma, análises que começam no Laboratório Central de Saúde Pública deixam Salvador para eventuais confirmações na Fiocruz.

Apesar das restrições, Gúbio Soares acredita que o processo é a forma mais eficiente para apontar um diagnóstico atualmente. "Ainda não existem testes imunológicos para detectar anticorpos contra o vírus porque ele é novo", explicou o pesquisador.

Na manhã de ontem, o Ministério da Saúde informou que o Brasil tem nove casos de suspeita de coronavírus, nenhum deles na região Nordeste. Na Bahia, apenas dois casos foram relatados em janeiro, mas nenhum deles foi confirmado.

UOL Explica - O que é o coronavírus?