Topo

Esse conteúdo é antigo

Britânico contagiou 11 pessoas com coronavírus sem ter estado na China

O empresário britânico Steve Walsh, que infectou pelo menos 11 pessoas com o novo coronavírus - Reprodução
O empresário britânico Steve Walsh, que infectou pelo menos 11 pessoas com o novo coronavírus Imagem: Reprodução

Do UOL, em São Paulo

11/02/2020 10h50

Um empresário britânico transmitiu o coronavírus para 11 pessoas sem nunca ter ido à China, segundo informações do Serviço de Saúde Nacional britânico, o NHS.

Steve Walsh, de 53 anos, teria sido contaminado durante uma viagem a Singapura, onde participou de uma conferência com a sua empresa. Antes de voltar para casa, ele passou alguns dias nos Alpes Franceses e depois em Maiorca, na Espanha. Ele transmitiu o vírus para cinco pessoas no Reino Unido, outras cinco na França e para uma outra na ilha espanhola.

Hoje, o Reino Unido tem oito casos de coronavírus confirmados e, segundo autoridades, apenas dois não teriam relação com Walsh.

O empresário, que vem sendo chamado de "super-spreader" (em português, superpropagador), foi diagnosticado com a doença no dia 6 de fevereiro. Ele permanece em recuperação em um hospital, onde está em quarentena. Dois dias depois, os cinco britânicos que tiveram contato com ele na França foram diagnosticados com o coronavírus e estão em quarentena no hospital.

"Gostaria de agradecer à NHS (Serviço Nacional de Saúde) pela ajuda e cuidado", disse Walsh em um comunicado divulgado pelo hospital onde ele está internado.

"Quando o diagnóstico foi confirmado me mandaram para uma unidade de isolamento, onde eu estou, e, como precaução, minha família também foi isolada. Agradeço aos amigos, famílias e colegas pelo apoio nas últimas semanas", completou Walsh.

Governo britânico vê "ameaça grave e iminente"

O governo britânico classificou nesta segunda-feira o novo coronavírus como "ameaça grave e iminente para a saúde pública", ao mesmo tempo que anunciou novas medidas para proteger a população. O texto afirma que o governo adotou medidas para "atrasar ou impedir novas transmissões do vírus".

Como parte das novas medidas, as pessoas infectadas com o coronavírus poderão ser forçadas a iniciar uma quarentena e não poderão sair por vontade própria caso representem uma ameaça para a saúde pública. As novas medidas teriam sido decididas depois que uma pessoa que retornou da China em um voo de repatriação "ameaçou" abandonar o isolamento de 14 dias imposto pelas autoridades.

O novo coronavírus já provocou mais de mil mortes na China, onde o número de pessoas infectadas supera 40 mil, de acordo com o balanço mais recente divulgado pelas autoridades do país.

No Brasil, o número de casos suspeitos caiu para 7. Até agora, 32 casos já foram descartados pelas autoridades brasileiras.