Topo

Esse conteúdo é antigo

México confirma primeiro caso de coronavírus, 2º na América Latina

26.fev.2020 - Passageiros desembarcam usando máscaras no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Brasil confirmou primeiro caso do novo coronavírus - NELSON ALMEIDA / AFP
26.fev.2020 - Passageiros desembarcam usando máscaras no Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo. Brasil confirmou primeiro caso do novo coronavírus Imagem: NELSON ALMEIDA / AFP

Do UOL, em São Paulo

28/02/2020 11h00Atualizada em 28/02/2020 16h09

O governo do México confirmou hoje o primeiro caso de coronavírus no país, o segundo caso da doença na América Latina, depois do Brasil.

Um paciente com suspeita de infecção por coronavírus passou por um segundo teste que apresentou resultados positivos nesta sexta-feira, disse o vice-ministro da Saúde do México, Hugo López-Gatell, durante uma coletiva de imprensa.

O presidente Andrés Manuel López Obrador, também presente na coletiva, disse que o homem de 35 anos esteve no norte da Itália entre os dias 14 e 22 de fevereiro e chegou ao Aeroporto Internacional da Cidade do México no dia 22 com mal-estar. O primeiro exame, cujo resultado foi positivo, foi feito no dia 27.

Ele está internado no Instituto Nacional de Doenças Respiratórias (INER), na Cidade do México. López-Gatell disse que ele não tem histórico de problemas respiratórios e seu caso não é considerado grave.

Obrador ainda revelou que um outro homem, de 41 anos, aguarda o resultado da contraprova do primeiro exame, no estado de Sinaloa. Ele está isolado em um hotel.

Segundo López-Gatell, o país está se preparando para combater a propagação do vírus. O governo calcula um número alto de possíveis contágios, mas que desses, "entre 2% e 5% serão casos graves". De 19 casos suspeitos no país — sem contar o confirmado hoje — 18 foram descartados e um aguarda a contraprova.

No Brasil, o primeiro caso confirmado do novo vírus também foi de um brasileiro que retornou da Itália para onde viajou a trabalho.

Com 650 pessoas testadas positivas, das quais apenas 303 são consideradas realmente doentes, a Itália é o país da Europa mais afetado pela atual epidemia do novo coronavírus.

A Lombardia, no norte do país, concentra 403 casos entre as 650 pessoas que testaram positivo na Itália, onde o coronavírus causou, desde a sexta-feira passada, 17 mortes entre idosos e pessoas com patologias graves pré-existentes.

O novo coronavírus infectou 83.670 pessoas e matou 2.865 em todo mundo, de acordo com um balanço da AFP com base em fontes oficiais. A China continental, onde a epidemia surgiu no final de dezembro, tem 78.824 casos, incluindo 2.788 mortes.

Em outras partes do globo, 54 países e territórios são afetados, totalizando 4.846 casos e 77 mortes. O vírus se espalha mais rapidamente na Coreia do Sul, com 571 novos casos registrados nas últimas 24 horas. O número acumulado de casos de infecção passou de 2.000.

Holanda, Nigéria, Nova Zelândia, Bielorrússia, Azerbaijão e Lituânia entraram para a lista de países afetados.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

*Com informações da Reuters e AFP

Errata: este conteúdo foi atualizado
Diferentemente do que foi publicado na primeira versão do texto, Sinaloa não é uma cidade, e sim um estado do México. O erro foi corrigido.