Topo

Esse conteúdo é antigo

Jovem em SP testa positivo para coronavírus, mas caso não vai ser contado

Garota chegou da Itália no último dia 1 de março  - BSIP
Garota chegou da Itália no último dia 1 de março Imagem: BSIP

Do UOL, em São Paulo

05/03/2020 09h39

O Ministério da Saúde divulgou hoje uma situação atípica no estudo do caso de uma adolescente de 13 anos que foi diagnosticada com infecção assintomática por coronavírus. De acordo com os critérios técnicos e com a contraprova confirmando a presença do vírus, a jovem é considerada um portador assintomático e que não cumpre a definição do caso.

Segundo um comunicado do ministério, a garota não apresenta alguns sintomas como febre associada a alguma questão respiratória.

"Em saúde pública, critérios de definição de casos suspeito e confirmado não podem, nem devem, ser confundidos com critérios de inclusão que se utiliza em projetos de pesquisa", diz o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira. "Critérios de definição são utilizados para uniformizar as ações de vigilância, utilizar adequadamente os recursos laboratoriais, obter informações que colaborem, por exemplo, com a estruturação da rede de assistência e com adoção de medidas de prevenção e controle exequíveis."

A adolescente chegou da Itália no último domingo. Na terça, ela foi atendida no Hospital Beneficência Portuguesa, onde coletaram uma amostra. O resultado deu positivo, assim como a contraprova.

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou na manhã de hoje que a paciente que testou positivo pode vir a ser incluída entre os casos confirmados caso ela passe a apresentar sintomas da doença, como febre, tosse e dificuldade para respirar. É estudada a hipótese de a jovem ter tomado remédios que suprimiram o aparecimento dos sintomas, ou ainda que ela esteja na fase de incubação do vírus, que dura até 14 dias.

A jovem retornou ao Brasil no dia 1 de março, vinda da Itália, onde foi atendida num hospital daquele país por causa de uma lesão no joelho.

Na manhã de hoje, técnicos do ministério estão reunidos em Brasília com representantes do setor da saúde de todo o país para debater respostas ao coronavírus. O caso dessa paciente chegou a ser debatido no encontro.