Topo

Esse conteúdo é antigo

Vaticano relata primeiro caso de coronavírus

Vincenzo Pinto/AFP
Imagem: Vincenzo Pinto/AFP

Do UOL, em São Paulo*

06/03/2020 06h58Atualizada em 06/03/2020 10h59

O Vaticano disse hoje que um paciente em seus serviços de saúde testou positivo para o novo coronavírus. A identidade não foi revelada.

O porta-voz Matteo Bruni disse que a descoberta foi feita ontem e que os serviços ambulatoriais nas clínicas do Vaticano foram suspensos para higienizar as áreas.

Ele disse que os serviços de emergência continuarão, acrescentando que o Vaticano informou as autoridades de saúde italianas. "Todos os pacientes que passaram pelo centro médico estão sendo avisados", afirmou.

Bruni não quis dar detalhes sobre o estado do paciente infectado, nem sua data de ingresso na instituição, ou sua possível transferência para outro estabelecimento.

Coronavírus liga alerta pelo mundo

A Itália é um dos países com maior número de casos de covid-19 do mundo. Até ontem, a epidemia havia contaminado quase 3.900 pessoas e causado a morte de 148 pacientes no país, segundo balanço divulgado pela Defesa Civil.

O Vaticano, sede da Igreja Católica, fica localizada em um enclave dentro do capital italiana, Roma, e tem menos de mil habitantes.

Preocupação com saúde do papa

O menor país do mundo já havia adotado controles mais rígidos em seus principais acessos para impedir contágios pelo novo coronavírus. Lugares como a Casa Santa Marta e o ex-mosteiro Mater Ecclesiae, onde residem, respectivamente, o papa Francisco e Bento 16, ganharam atenção especial.

O objetivo do Vaticano é limitar o máximo possível os contatos com o papa, que tem 83 anos, e seu antecessor, de 92 anos.

A Santa Sé ainda estuda fazer o Angelus do Papa no próximo domingo (8) apenas por vídeo, de modo a reduzir a presença de fiéis na Praça São Pedro.

O papa Francisco está resfriado desde a semana passada e cancelou boa parte de seus compromissos nos últimos dias, inclusive um retiro espiritual com a Cúria. Ontem, o Vaticano tentou tranquilizar os fiéis e disse que o papa estava se recuperando.

Segundo o jornal romano "Il Messagero", o papa Francisco testou negativo para covid-19.

*Com agências internacionais

Errata: este conteúdo foi atualizado
O número de infectados na Itália é de aproximadamente 3.900. A versão anterior deste texto trazia um zero a mais, por conta de um erro de digitação