Topo

Esse conteúdo é antigo

Brasil tem 19 casos de coronavírus; 3ª transmissão local ocorreu na BA

Coronavírus: Pessoa se protege com máscara na Avenida Paulista, região central de São Paulo - Bruno Rocha: Fotoarena/Estadão Conteúdo
Coronavírus: Pessoa se protege com máscara na Avenida Paulista, região central de São Paulo Imagem: Bruno Rocha: Fotoarena/Estadão Conteúdo

Flavio Costa

Do UOL, em São Paulo

07/03/2020 19h00Atualizada em 08/03/2020 16h08

O Ministério da Saúde atualizou na noite de hoje para 19 o número de casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus no país. Ainda de acordo com a nota divulgada pela pasta, existem 674 casos suspeitos que estão sob análise. Outras 602 suspeitas já foram descartadas.

O caso mais recente é da Bahia, e ocorreu por transmissão local. É o terceiro caso desse tipo de ocorrência, em que é possível acompanhar a trajetória do vírus, e que já ocorreu em São Paulo.

Os casos confirmados estão distribuídos assim pelos estados: Bahia (2), Espírito Santo (1), Rio de Janeiro (2), São Paulo (13) e Distrito Federal (1).

Nesta sexta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro fez o primeiro pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão sobre o covid-19. Bolsonaro reforçou a necessidade de prevenção e que não há motivo para pânico.

Um outro caso recente confirmado é o de uma mulher do Distrito Federal. Ela testou positivo para a covid-19 nesta quinta-feira (5) e está internada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Regional da Asa Norte (HRAN), em Brasília.

A paciente está em estado grave e respira com a ajuda de aparelhos, de acordo com boletim médico divulgado neste sábado pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Ela "apresenta síndrome respiratória aguda severa, em função de doença crônica preexistente", mas a secretaria não detalhou qual doença seria.

O Ministério da Saúde reforçou ainda que começará a campanha nacional de vacinação contra gripe com a população idosa. A medida já tinha sido anunciada pelo ministro Luiz Henrique Mandetta, no final de fevereiro.

A ideia é proteger de forma antecipada esse público de vírus respiratórios mais comuns e evitar que estejam expostos ao Covid-19 em um momento de maior probabilidade de circulação do vírus (outono e inverno), o que pode ocorrer durante seus deslocamentos. A primeira etapa começa no dia 23 de março.

*Com Estadão Conteúdo
Errata: este conteúdo foi atualizado
Uma versão anterior do texto e sua chamada na Home de UOL informavam dois casos de transmissão local de coronavírus no país, e não três. A informação foi corrigida.