Topo

Esse conteúdo é antigo

Rio de Janeiro confirma 3º caso de coronavírus no estado; no Brasil são 20

Coronavírus: Mulher se protege com máscara na Avenida Paulista, região central de São Paulo - Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo
Coronavírus: Mulher se protege com máscara na Avenida Paulista, região central de São Paulo Imagem: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

08/03/2020 11h10Atualizada em 08/03/2020 16h30

Resumo da notícia

  • Mulher de 42 anos que viajou à Itália com outra paciente infectada
  • Ela retornou ao país na quarta e apresentou sintomas um dia depois
  • Estado tem 111 casos suspeitos de infecção pelo novo coronavírus

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou neste domingo (8) mais um caso de coronavírus, o terceiro no estado, sendo o segundo na capital. A secretaria afirma que, até o momento, os três são de pessoas infectadas fora do país.

O novo caso é de uma mulher de 42 anos, moradora da cidade do Rio de Janeiro, que acompanhou a paciente do caso confirmado na madrugada de sábado (7) em viagem à Itália. Ela já estava sendo monitorada por profissionais da Vigilância da Secretaria, em parceria com o órgão municipal. O estado de saúde da nova infectada é estável e ela está em isolamento domiciliar.

Ela retornou de viagem na última quarta-feira (4) e os primeiros sintomas apareceram um dia após a chegada.

A paciente deu entrada em uma unidade de saúde particular na quinta-feira, com febre, tosse e congestão nasal. Uma amostra para análise foi coletada e testou positivo para o novo coronavírus.

De acordo com a Secretaria, não houve necessidade de contraprova, porque o mesmo laboratório já havia confirmado o caso de ontem. "Portanto, se habilitando para diagnósticos do novo vírus", segundo nota da Secretaria.

Até este domingo, além dos casos confirmados de infecção pela Covid-19, há outros 111 suspeitos no estado do Rio, segundo a Secretaria.

"Reforço que, até o momento, continuamos sem transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os casos confirmados até agora são importados do exterior. Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência. Alerto a população para os cuidados para prevenir o contágio, como higienizar as mãos com frequência e evitar levá-las ao rosto", afirma Edmar Santos, secretário de Estado de Saúde.

Nesta sexta-feira (6), o presidente Jair Bolsonaro fez o primeiro pronunciamento em rede nacional de rádio e televisão sobre o covid-19. Bolsonaro reforçou a necessidade de prevenção e que não há motivo para pânico.

20 casos no Brasil

Com o terceiro caso no Rio, o número de confirmados no Brasil sobe para 20. O anúncio da Secretaria foi feito após a última atualização do Ministério da Saúde, que na noite do sábado subiu para 19 o número de casos confirmados de infecção no país. Até a publicação desta reportagem, o Ministério ainda não tinha divulgado um novo boletim.

Os casos confirmados estão distribuídos assim pelos estados: Bahia (2), Espírito Santo (1), Rio de Janeiro (3), São Paulo (13) e Distrito Federal (1).

Paciente em estado grave no DF

A Secretaria de Saúde do DF informou, em boletim médico divulgado hoje (8), que a paciente segue internada em isolamento na UTI do Hospital Regional da Asa Norte, com discreta melhora do quadro respiratório. Apesar disso, a secretaria afirmou que o estado dela ainda é grave e que respira com a ajuda de aparelhos.

"A paciente apresenta síndrome respiratória aguda severa e tem comorbidades, que agravam o quadro clínico. No DF, o número de casos notificados para COVID-19, até o dia 6 de março de 2020, é de 35 em investigação, um confirmado, 22 descartados e 44 excluídos", afirmou a Secretaria de Saúde do DF.