Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: OMS afirma que pandemia é "controlável" e pede esforço mundial

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante entrevista coletiva em Genebra -
Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, durante entrevista coletiva em Genebra

12/03/2020 10h03

A pandemia do novo coronavírus é "controlável", afirmou hoje o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, em uma reunião com os países membros.

"Esta é uma pandemia controlável. Descrever isso como uma pandemia não significa que os países devam desistir. A ideia de que os países devem passar da contenção para a mitigação está errada e é perigosa", disse. "Mas precisamos de maior vigilância para identificar, isolar, diagnosticar e tratar cada caso e romper a cadeia de transmissão", completou, antes de reconhecer sua preocupação porque "alguns países não estão enfrentando a ameaça com o compromisso político necessário".

Falando a diplomatas em Genebra um dia depois de caracterizar a covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, como uma pandemia, ele destacou que os países deveriam adotar um "enfoque global adaptado a sua situação, com a contenção como pilar central".

Ghebreyesus pediu aos países que "encontrem um equilíbrio justo entre a proteção da saúde, a prevenção das perturbações econômicas e sociais e o respeito dos direitos humanos".

Em todo o mundo foram registrados mais de 125.000 casos de infecção em mais de 100 países e territórios, com 4.600 mortes, de acordo com um balanço da AFP com base em fontes oficiais.

Pela primeira vez desde o início da epidemia, em dezembro na China, a OMS classificou na quarta-feira o novo coronavírus como "pandemia", alarmada por sua "propagação", pela "gravidade dos casos" e pela "insuficiência das medidas adotadas".

"Para salvar vidas, temos que reduzir a transmissão. Isto significa encontrar e isolar o maior número possível de casos e colocar em quarentena seus contados mais próximos", explicou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

*Com informações da AFP e Reuters

Coronavírus liga alerta pelo mundo