Topo

Esse conteúdo é antigo

Paciente com sintomas de coronavírus foge de hospital no interior de SP

Pronto-Socorro Municipal Aida Vanza Dolce, no bairro Santana, em Araçatuba (SP) - Divulgação
Pronto-Socorro Municipal Aida Vanza Dolce, no bairro Santana, em Araçatuba (SP) Imagem: Divulgação

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto

13/03/2020 17h11

Um jovem de 25 anos, que não teve o nome divulgado, fugiu de um Pronto-Socorro de Araçatuba, interior de São Paulo, depois de procurar atendimento médico com febre e tosse, sintomas similares aos provocados pelo coronavírus. Ele retornou da Itália há 12 dias, país que é um dos principais pontos de surto de covid-19 no mundo.

De acordo com o boletim de ocorrência, registrado por uma enfermeira, o rapaz procurou atendimento no Pronto-Socorro Municipal Aida Vanza Dolce, no bairro Santana, ontem à tarde, disse estar com tosse e febre.

Após a elaboração da ficha de atendimento, em que relatou os sintomas que sentia e contou que havia retornado de viagem à Europa, o homem foi encaminhado para uma sala de isolamento para fazer exames de diagnóstico de covid-19.

Porém, antes da chegada do médico que colheria material para o exame, o paciente fugiu do quarto de isolamento e não foi mais visto.

Busca pela cidade

Com as informações da ficha cadastral do paciente, a Prefeitura enviou funcionários da Saúde até a residência dele, porém familiares disseram que ele não apareceu.

Funcionários da área da Saúde do município estão visitando possíveis locais em que esse paciente possa estar e casas do bairro na tentativa de encontrá-lo.

A organização Social de Saúde da Santa Casa de Misericórdia de Birigui, que administra o Pronto Socorro Municipal de Araçatuba, emitiu uma nota relatando o caso.

Segundo o comunicado, o homem chegou a ligar para o hospital avisando que tinha os sintomas do coronavírus e avisando que iria para a unidade de saúde. Ao chegar lá, foi encaminhado para a sala de isolamento, como medida preventiva. Foi fornecido EPI (Equipamento de Proteção Individual) para os profissionais da unidade", diz a nota.

"Foi solicitado exame de raio-x de tórax, mas antes do procedimento, o paciente evadiu-se da unidade. Era de ciência da vigilância epidemiológica do município e também do departamento de urgência e emergência que este paciente se encontrava em atendimento no Pronto Socorro da cidade. Após sua evasão, foi realizado o comunicado para os departamentos competentes", completou o comunicado.