Topo

Esse conteúdo é antigo

Igreja determina suspensão de missas em Campinas por causa do coronavírus

Fiéis católicos rezam com máscara em igreja em Manila, nas Filipinas  - Ted Aljbe/AFP
Fiéis católicos rezam com máscara em igreja em Manila, nas Filipinas Imagem: Ted Aljbe/AFP

Thiago Varella

Colaboração para o UOL, em Campinas (SP)

14/03/2020 14h02

Resumo da notícia

  • Arcebispo diz estar cumprindo exigência de suspensão de eventos com grande presença de público
  • Ele também recomendou aos padres que rezem missas privadas, conforme leis da Igreja Católica
  • Em grande parte das igrejas do país, estão suspensos o "Pai Nosso" de mãos dadas e o abraço da paz

O arcebispo metropolitano de Campinas, dom João Inácio Müller, determinou o cancelamento de missas em todas as igrejas católicas da cidade de Campinas por causa do novo coronavírus.

O arcebispo afirma que está cumprindo uma exigência do poder público municipal, que determinou suspensão de todos os eventos com grande presença de público. A portaria será publicada no Diário Oficial da próxima segunda-feira (16).

Segundo o advogado da Arquidiocese de Campinas, André Heinemann, a inexistência de um texto oficial dificulta a clareza da determinação da Prefeitura de Campinas.

"Como a notícia do decreto foi dada por fonte oficial, e que parece ser a meta a proibição de aglomerados de pessoas, a recomendação para a cidade de Campinas é, de fato, a suspensão das missas", afirmou o advogado, em um áudio distribuído aos padres e fiéis da cidade.

Apesar da suspensão das missas, batizados e casamentos já marcados devem ser mantidos. Mas com a preocupação de se evitar a aglomeração de pessoas. Além disso, os templos religiosos católicos permanecerão de portas abertas para acolher os fiéis que queiram fazer suas orações.

O arcebispo também recomendou aos padres que rezem as missas de forma privada, conforme previsto nas leis da Igreja Católica.

"Usemos sempre o bom senso. Ajudemos as pessoas. Nada de nos apavorar demais, porque ainda não temos epidemia em Campinas. O que estamos fazendo é justamente para evitar tudo isso", disse o arcebispo, também em um áudio distribuído aos padres e fiéis da cidade.

As demais oito cidades sob jurisdição da arquidiocese de Campinas (Valinhos, Vinhedo, Hortolândia, Sumaré, Indaiatuba, Monte Mor, Elias Fausto e Paulínia) podem celebrar missas normalmente.

Sem Pai Nosso de mãos dadas

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) informou, em nota, que cabe aos bispos locais orientarem seus diocesanos a observarem as regras de higiene.

Em grande parte das igrejas católicas do Brasil, estão suspensos, durante as missas, o chamado "abraço da paz", rezar o Pai Nosso de mãos dadas e os fiéis estão recebendo a hóstia na mão na hora da comunhão.

O órgão, no entanto, não sugeriu a suspensão de missas. Mesmo em Brasília, as celebrações seguem normalmente, mesmo com a determinação governamental de cancelar eventos com grande número de pessoas.

São Paulo terá missa a céu aberto

Na capital paulista, a Arquidiocese de São Paulo também não cancelou as missas. Mas sugere "manter as igrejas abertas, limpas, e bem ventiladas, para as celebrações e atividades religiosas".

"Os idosos e outras pessoas que fazem parte do grupo de risco para desenvolver formas graves da doença, podem acompanhar as celebrações da liturgia em suas casas, através dos meios de comunicação, até que seja superada a pandemia", disse a Arquidiocese de São Paulo, em nota.

A Paróquia Nossa Senhora do Brasil, na capital paulista, anunciou que vai realizar missas ao ar livre a partir deste domingo (15), para evitar celebrações em locais fechados.

Mórmons suspendem atividades no Ceará

No Ceará, a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (Mórmon) anunciou a suspensão de atividades coletivas desde sexta-feira (13). A igreja conta com 80 templos em todo o estado.