Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Anvisa pede informações sobre risco de desabastecimento

Pessoas usam máscara de proteção na rua 25 de Março, em São Paulo - William Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo
Pessoas usam máscara de proteção na rua 25 de Março, em São Paulo Imagem: William Moreira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 08h45

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) convocou todas as empresas detentoras de autorização ou registro de produtos que podem ser usados no enfrentamento do novo coronavírus sujeitos à vigilância sanitária a prestarem informações sobre o risco de desabastecimento.

Em portaria publicada na edição de hoje do Diário Oficial da União, a Anvisa diz que o objetivo é "convocar empresas a fornecerem informações sobre produtos sujeitos à vigilância sanitária com risco de desabastecimento - utilizados ou não como insumos para enfrentamento do novo coronavírus (SARS-CoV-2) - de forma a identificar proativamente possíveis ameaças à saúde pública, devido às consequências relacionadas à pandemia de covid-19".

A agência quer que os fabricantes prestem as informações até o dia 30 de abril. "As informações devem ser prestadas no momento em que forem identificados riscos de desabastecimento de produtos previstos na notificação", diz a portaria.

Balanço divulgado ontem à noite pelo Ministério da Saúde mostrou que o Brasil tem 200 casos oficiais de covid-19. Cerca de 1.913 casos estão sendo investigados.

São Paulo é o estado com mais casos, com 136. O Rio de Janeiro é o segundo estado com mais casos oficiais, com 24.