Topo

Estados notificam 35 novos casos de coronavírus; total é de ao menos 269

Carolina Marins

Do UOL, em São Paulo

16/03/2020 22h57

Resumo da notícia

  • Casos foram notificados após divulgação do boletim nacional do Ministério da Saúde
  • Atraso na compilação dos dados causa defasagem no dado oficial do governo federal
  • Novos pacientes devem ser incorporados à contagem oficial amanhã

Dados de novos casos confirmados pelas secretarias estaduais de saúde dos estados na noite de hoje já somam ao menos 269 pacientes diagnosticados com a covid-19. Os estados que publicaram boletins após a divulgação do balanço federal foram Pernambuco, Bahia, Minas Gerais, Espírito Santo, Sergipe, Goiás e Distrito Federal.

Com isso, a diferença entre os números é de 35 casos em relação aos divulgados pelo Ministério da Saúde, de 234 casos, atualizados às 15h50 de hoje. Os dados que constam na plataforma federal têm um atraso de algumas horas para a consolidação dos números enviados pelos estados.

Mesmo se levados em consideração os dados estaduais, é provável que ainda assim o número não corresponda à realidade do país. Isso porque, na última sexta-feira, o Ministério da Saúde anunciou que nos estados em que há circulação comunitária da doença — São Paulo e Rio de Janeiro — o SUS priorizará testes em pessoas com maior risco de desenvolver casos graves.

Hoje, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recomendou que o teste seja feito em todos os pacientes suspeitos. O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, afirmou, por sua vez, que o país não teria capacidade de testar todos as ocorrências. A pasta anunciou a compra de novos kits de exames e que pretende adquirir testes rápidos para o diagnóstico.

Confirmados nos estados

Em Pernambuco, o ministério divulgou às 15h50 de hoje que havia 2 casos oficiais de contaminação e 18 suspeitos. No balanço divulgado pela secretaria às 12h de hoje, no entanto, há 8 casos oficiais e 62 suspeitos.

Na Bahia, a plataforma do governo informa 2 oficiais e 65 suspeitos. No levantamento divulgado hoje por volta das 17h pela secretaria de saúde, são 10 os casos oficiais e 328 suspeitos.

A secretaria de saúde de Minas Gerais divulgou em boletim às 17h que há 6 casos oficiais no estado, 1 a mais que os números do ministério. O estado reporta 420 casos suspeitos, enquanto o governo só contabilizou 102.

O Espírito Santo publicou às 18h16 que há 8 casos oficiais no estado e 134 suspeitos. A plataforma do governo divulga que há 1 oficial e 50 suspeitos.

Por meio de nota em seu site às 19h27, a secretaria de saúde de Sergipe divulgou um novo caso oficial no estado, subindo o número total para cinco. No site do governo federal, no entanto, só há 1 contabilizado.

Sem determinar horário, a secretaria de Goiás publicou boletim com 7 casos oficiais e 83 suspeitos, contra 3 oficiais e mais 3 suspeitos do ministério.
Por fim, o Distrito Federal tem um suspeito a mais dos 13 publicados pelo ministério, além de reportar 158 suspeitos, contra 107.

O UOL não conseguiu fazer o levantamento dos estados do Amazonas, Amapá, Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Com os estados que foi possível contabilizar, o número total é de 269 casos.