Topo

Esse conteúdo é antigo

Não estamos pensando em fechar fronteiras, diz nº 2 do Ministério da Saúde

12.mar.2020 - João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do Ministério da Saúde, durante coletiva de imprensa - Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo
12.mar.2020 - João Gabbardo dos Reis, secretário executivo do Ministério da Saúde, durante coletiva de imprensa Imagem: Fátima Meira/Futura Press/Estadão Conteúdo

Felipe Amorim

Do UOL, em Brasília

16/03/2020 18h25

O secretário-executivo do Ministério da Saúde, João Gabbardo dos Reis, afirmou hoje que não há a intenção no governo de proibir a entrada de estrangeiros no Brasil como forma de conter a propagação do novo coronavírus.

"Não estamos pensando em fechar fronteiras, pelo contrário, vamos agora resolver o problema do navio que está lá em Recife", disse Gabbardo.

Alguns passageiros de um navio de cruzeiro atracado no Recife tiveram a infecção pelo vírus confirmada após testes. Segundo Gabbardo, o governo brasileiro dar atendimento médico a esses pacientes, que deverão ficar em isolamento no Recife antes de retornarem a seus países. O navio tem a bordo cerca de 600 pessoas de 18 nacionalidades.

Como secretário-executivo, Gabbardo é o principal auxiliar do ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, e o número dois na hierarquia da pasta.

Mandetta participou na manhã de hoje de uma reunião no Ministério da Defesa onde a possibilidade do fechamento das fronteiras foi debatida.

O caso mais sensível é do estado de Roraima, que recebe um grande fluxo de imigrantes pela fronteira terrestre com a Venezuela.

O secretário-executivo do Ministério disse não ter conversado com o ministro após a reunião na Defesa.

Segundo Gabbardo, o governo deverá divulgar um comunicado sobre a situação da fronteira com a Venezuela. Ele não adiantou se será adotada alguma medida específica em relação ao país vizinho.