Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo da BA processará homem que transmitiu coronavírus para funcionário

Rui Costa (PT), determinou que a PGE processe criminalmente um empresário que supostamente violou medida de quarentena - Rui Costa/Facebook/Divulgação
Rui Costa (PT), determinou que a PGE processe criminalmente um empresário que supostamente violou medida de quarentena Imagem: Rui Costa/Facebook/Divulgação

Alexandre Santos

Colaboração para o UOL, em Salvador

17/03/2020 21h37Atualizada em 18/03/2020 09h10

Resumo da notícia

  • Governador da Bahia determina que PGE processe criminalmente empresário suspeito de descumprir quarentena e transmitir novo coronavírus
  • Claudio Henrique do Vale Vieira viajou para a Bahia de jatinho particular para participar de festa com amigos
  • Segundo o governador, ele teria transmitido o vírus para um funcionário de sua residência, em Trancoso
  • O nome da vítima não foi divulgado. Até agora, o estado confirmou 16 casos de infectados
  • Ao saber abordado na praia, o empresário teria reagido com deboche e perguntou se um banho de mar não resolveria
  • Procurado pelo UOL, vieira negou as informações dadas por Costa e negou ter descumprido ordem médica

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), determinou que a PGE (Procuradoria-Geral do Estado) processe criminalmente um empresário que supostamente violou medida de quarentena e transmitiu o novo coronavírus para um dos funcionários de sua residência, em Trancoso, no município de Porto Seguro (a 743 km de Salvador).

De acordo com Costa, Claudio Henrique do Vale Vieira descumpriu ordem médica e viajou para a Bahia para participar de uma festa com amigos na semana passada. Ao ser abordado na praia por agentes de saúde, ele reagiu com deboche. "Estava de sunga, na praia, com os amigos. Disse: 'o que é que um banho de mar não resolve? Mata qualquer vírus'", afirmou o governador.

A postura só teria mudado quando os agentes teriam ameaçado chamar a polícia para prendê-lo. Neste momento, o empresário colocou a máscara. Ao UOL, o empresário rebateu a versão de Rui Costa e negou ter violado recomendações médicas quanto à covid-19 (leia nota mais abaixo).

O MPF (Ministério Público Federal) e o MP (Ministério Público) estadual também serão acionados para apurar o caso, informou o governador. Para chegar à Bahia, o empresário teria feito a viagem em jatinho particular.

A vítima do suposto contágio seria um homem de 43 anos, cujo nome não foi revelado. O paciente foi anunciado como o 10º caso de covid-19 confirmado na Bahia, em um balanço divulgado ontem pela Secretaria estadual de Saúde. Até a tarde de hoje, o número de infectados, contudo, já havia subido para 16.

"Isso é uma atitude irresponsável, negligente. Já determinei que a Procuradoria-Geral do Estado abra um processo criminal contra esse empresário, para que ele responda criminalmente por sua postura irresponsável. Vamos denunciar todos que descumprirem (as orientações) no Ministério Público da Bahia e Federal", declarou Rui Costa na noite de ontem, durante uma live transmitida em seu perfil no Facebook.

O procurador-geral do Estado, Paulo Moreno Carvalho, disse ser inconcebível que um cidadão diagnosticado com o vírus desobedeça orientações médicas e o propague de forma "totalmente irresponsável".

"Vamos representá-lo ao Ministério Público do Estado a fim de que o MP-BA, que tem a titularidade da ação, possa agir de acordo com seu entendimento e todas as situações semelhantes sejam coibidas, evitando, assim, que haja a transmissão da doença e sua propagação em um ritmo mais acelerado", afirmou.

"Banho de mar mata qualquer vírus"

Segundo o governador baiano, Vieira reagiu com deboche ao ser abordado por profissionais de saúde que tomaram conhecimento do caso.

"Quando a equipe de saúde chegou, ele estava fazendo deboche. Estava de sunga, na praia, com os amigos. Disse: 'o que é que um banho de mar não resolve? Mata qualquer vírus'", relatou Rui Costa, em entrevista coletiva na manhã de hoje.

"[O empresário estava] Promovendo contato com outras pessoas, de forma criminosa. Só depois que a agente da saúde ameaçou chamar a polícia para levá-lo preso é que ele aceitou botar a máscara", narrou o governador.

"Só há um jeito de coibir posturas como essa: é criar o constrangimento social. [O combate ao coronavírus] Não é uma posição só do governador, do Ministério Público. As pessoas não podem ter, eu diria, apoio social ao fazer esse tipo de coisa", disse Rui Costa.

Empresário diz que informação é falsa

Em nota encaminhada ao UOL, Claudio Henrique do Vale Vieira classificou como "totalmente falsa" a informação de que teria ignorado recomendações médicas quanto à covid-19. No texto, o empresário alega que realizou testes para identificar a suspeita de coronavírus no último dia 11, ainda na capital paulista, e o resultado do exame teria saído apenas quando ele já estava na Bahia.

"É totalmente falsa a informação de que o empresário Claudio Henrique do Vale Vieira teria ignorado recomendações médicas quanto ao coronavírus. Seu teste para o covid-19 foi feito em São Paulo, no dia 11/3. O resultado foi obtido no dia 14, quando ele já estava em sua residência na Bahia, e resultou positivo. Diante disso, imediatamente, o empresário iniciou isolamento em sua residência, sob supervisão médica. Seu quadro atual é assintomático."