Topo

Esse conteúdo é antigo

'Achei que ia morrer', diz homem com covid-19 que fez piada sobre pandemia

Equipe médica de hospital em Wuhan, na província de Hubei, na China, atende paciente - Xinhua/Chen Jing
Equipe médica de hospital em Wuhan, na província de Hubei, na China, atende paciente Imagem: Xinhua/Chen Jing

Do UOL, em São Paulo

17/03/2020 12h45

Um homem de 55 anos que fez piada sobre os riscos do novo coronavírus teve de ser internado na UTI de um hospital particular dois dias após sentir os primeiros sintomas no Rio de Janeiro. Em entrevista ao jornal O Globo, ele disse que um quadro de pulmão limpo para pneumonia dupla em apenas 48 horas.

O infectado, que não teve a identidade revelada, explicou que, antes de ser diagnosticado, chegou a "fazer piada" com a pandemia e achava que era "bobagem" e "só uma gripe".

O homem disse que não levou a sério as recomendações sobre o caso e as notícias da letalidade do vírus

Estava meio de piada com essa história, achando que era bobagem, que era só uma gripe... não é nada disso. Não é uma gripe comum. Achei que ia morrer
Homem infectado com coronavírus

Ele chegou da Suíça no início deste mês. Após quatro dias, começou a sentir calafrios acompanhados de tosse e espirros durante uma reunião. Ao avisar sua mulher sobre a situação, ela o encaminhou para o médico do casal que logo o mandou ir direto para o hospital.

"Ainda falei com ele que não tinha como sair porque tinha um monte de gente na reunião. Falei que no final do dia eu passava lá. Ele falou: 'Cara, você não está entendendo. Você tem que sair daí agora porque cada pessoa que está aí com você tem risco de pegar. E pode ter um pai velho ou alguém doente que poderá sofrer mais'", relembrou o paciente.

Ao chegar no hospital, o homem fez exames, inclusive, uma tomografia que indicou que seu pulmão estava limpo. Depois de dois dias, o paciente foi testado positivo para a covid-19. Até sair o resultado, ele contou que estava com febre baixa e tosse leve, mas que começou a sentir falta de ar na noite em que foi informado do teste positivo para o novo coronavírus.

Em isolamento, o paciente ligou novamente ao seu médico que solicitou o retorno dele ao hospital na manhã seguinte. Ao refazerem a tomografia, três dias depois da primeira, constataram que ele estava com pneumonia dupla.

"Sinceramente, achei que ia morrer. Muito sono, prostrado. Não é uma gripe normal. É uma coisa completamente diferente", comentou. A mulher do paciente também pegou coronavírus e está em isolamento em casa. Outras três pessoas que moram com o casal e os acompanharam na mesma viagem estão sem a doença.