Topo

Esse conteúdo é antigo

Coronavírus: Ministério da Saúde anuncia exames em laboratórios públicos

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

18/03/2020 18h06

Os Laboratórios Centrais de Saúde Pública (Lacens) de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal poderão fazer, a partir de hoje, exames para diagnosticar o novo coronavírus. A informação foi divulgada pelo ministério da Saúde, como parte dos esforços no enfrentamento à pandemia.

Segundo a pasta, a capacitação dos Lacens para descentralizar o diagnóstico. As capacitações vinham sendo realizadas desde fevereiro e foram finalizadas em evento de encerramento hoje, na cidade de Belém.

A meta do ministério a ampliar a capilaridade dos diagnósticos, que eram feitos até aqui apenas em três laboratórios considerados de referência: a Fiocruz, no Rio de Janeiro; o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo; e o Instituto Evandro Chagas, no Pará.

"Este é o ano dos laboratórios, pois eles fazem parte do sistema nervoso do sistema de vigilância em saúde. Vamos revitalizar os laboratórios, com mais automação, mais possibilidades de garantir resultados eficientes e precisos. O cidadão tem direito de receber o resultado do exame de forma mais rápida e eficaz e, para isso, precisamos de qualidade técnica", afirmou Wanderson de Oliveira, secretário nacional de Vigilância em Saúde.

Os testes são produzidos pela Fiocruz em regime de prioridade. Atualmente, a cada três dias, são produzidos de 3,5 mil a 4 mil testes. No entanto, segundo o ministério da Saúde, a produção vem sendo escalonada para que a capacidade de fabricação seja ampliada.