Topo

Esse conteúdo é antigo

Doria determina fechamento de shoppings, mas recua e fala em recomendação

Felipe Pereira

Do UOL, em São Paulo

18/03/2020 12h44

Resumo da notícia

  • Governo de SP anunciou 7 medidas para evitar a proliferação do coronavírus no estado
  • A principal delas é o fechamento de shoppings e academias na região metropolitana
  • A recomendação é de que os estabelecimentos fiquem fechados entre 23 de março e 30 de abril

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB-SP), recomendou hoje o fechamento de shoppings e academias na região metropolitana de São Paulo entre 23 de março e dia 30 de abril por razões sanitárias e proteção dos funcionários. Em um primeiro momento, o político falou que a medida era uma "determinação". Pouco tempo depois, no entanto, o governo voltou atrás e falou em "recomendação". A medida preventiva é uma das sete que o governo anunciou para evitar a disseminação do novo coronavírus e não se aplica para estabelecimentos do interior. Não há, até o momento, planos para restrição no metrô.

O governo também firmou parceria com mil farmácias da capital para elas ajudarem na campanha de vacinação. Outra medida é limitar a presença de pessoas nos postos do Detran e Poupatempo. As unidades não fecharão, mas haverá regulação na circulação de pessoas.

Doria também anunciou parceria com Vivo, Tim, Oi, e Claro para disparar SMS aos 15 milhões de clientes das operadoras e assim informar a população sobre condutas e procedimentos de saúde pública. E o governo de São Paulo vai ampliar a entrega de medicamentos a idosos. Hoje, pessoas com problemas graves recebem remédios para um mês. Para evitar aglomerações, será entregue um estoque suficiente para um trimestre.

Doria determina fechamento de shoppings - Reprodução - Reprodução
Imagem: Reprodução

Outra novidade é que a secretaria de Desenvolvimento Regional vai enviar a prefeitos todos os dias, às 18 horas, informativos sobre as medidas tomadas pelo governo. Além disso, o governo irá destinar mais R$ 275 milhões para enfrentar o coronavírus. Os recursos serão desembolsados pelo Banco de Desenvolvimento do Estado e São Paulo e a prioridade de receber são micro e pequenas empresas.

O formato é financiamento e vai ser dirigido ao turismo, economia criativa e comércio. Os empresários que solicitarem vão ter entre 60 e 90 dias para ampliar o pagamento de dívidas.

"Este crédito está destinado as empresas de setor de turismo, economia criativa e comércio. Gostaria de ressaltar restaurante, bares, cafés e similares. As linhas de créditos estão disponíveis através do Banco de Desenvolvimento e o Banco do Povo para microcrédito", explicou Doria.

O governador também confirmou que vai pedir mais dinheiro ao Ministério da Saúde para lutar contra o vírus.

"O governo de são Paulo vai solicitar mais recursos para o Ministério da Saúde. O epicentro do coronavírus é o estado. Vamos fazer oportunamente", afirmou.