Topo

Esse conteúdo é antigo

Farmácia de Curitiba doa álcool em gel à população em meio a pandemia

Farmácia em Curitiba doa álcool em gel para a população - Arquivo pessoal
Farmácia em Curitiba doa álcool em gel para a população Imagem: Arquivo pessoal

Simone Machado

Colaboração para o UOL, em São José do Rio Preto (SP)

18/03/2020 21h55

Em meio à correria em busca de álcool em gel devido a pandemia de coronavírus, uma farmácia de Curitiba vem dando exemplo de solidariedade. Desde o fim da tarde de ontem, o estabelecimento, que fica no bairro Uberaba, oferece gratuitamente o produto à população. A retirada é limitada a um frasco de 50 ml por pessoa.

O farmacêutico Maicon Diego Custódio, 33, proprietário do local, afirma que a medida foi tomada para ajudar a população a população do bairro, mas a ação viralizou e pessoas de todas as partes da cidade foram até a farmácia em busca do produto.

"Eu percebi que no fim de semana e na segunda-feira (16), a procura por frascos de álcool em gel cresceu muito, e vi que o meu estoque tinha só uns 30 frascos e não daria para atender toda a demanda. Por isso resolvi, fracionar e doar para poder ajudar mais pessoas", disse ele ao UOL.

De acordo com ele, pelo menos 240 pessoas já passaram pelo local entre a tarde de ontem e a manhã de hoje em busca do produto. Entre 12 e 15 litros de álcool em gel foram distribuídos até as 13h de hoje, quando o item se esgotou.

Mas a correria não para. Em busca de conseguir ajudar mais pessoas, Maicon tem percorrido fábricas de álcool em gel da capital paranaense na tentativa de refazer seu estoque e continuar a doação amanhã.

"Consegui adquirir mais 70 frascos de 500 ml que eu pretendo doar. Mas como a procura e a repercussão foram muito grandes, eu vou entrar em contato com a Prefeitura para comunicar o que estou fazendo e ver se não tem nenhum problema, né", afirmou.

O farmacêutico disse que muitas pessoas têm procurado o estabelecimento depois que a informação da distribuição gratuita de álcool em gel se espalhou pela cidade.

"Teve uma senhora que chorou quando entregamos o produto a ela. Teve outra que ligou e ofereceu R$ 50 para que eu pudesse comprar mais produtos e continuar com a ação. A maioria vem aqui e agradece muito pelo o que estamos fazendo, mas essa é apenas a nossa parte."

Casos no Paraná

De acordo com o último boletim emitido pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), há 14 casos oficiais de covid-19 no Paraná, sendo oito deles em Curitiba.

Ainda de acordo com a Secretaria, todos os confirmados são casos importados e ainda não há registro de transmissão comunitária no estado.