Topo

Governo do Rio investiga duas mortes por sintomas do coronavírus

Imagem de microscópio mostra o coronavírus em paciente infectado - National Institutes of Health / AFP
Imagem de microscópio mostra o coronavírus em paciente infectado Imagem: National Institutes of Health / AFP

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

18/03/2020 13h18

Resumo da notícia

  • O Rio de Janeiro investiga as mortes de duas pessoas que tinham os sintomas do coronavírus
  • Ainda não é possível dizer se os pacientes haviam sido contaminados pela doença
  • O resultado dos testes deve ser informado nas próximas horas
  • As vítimas tiveram contato recente com pessoas que voltaram do exterior e testaram positivo para a doença

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro espera os resultados dos exames realizados em dois pacientes que morreram ontem (17) com sintomas do coronavírus. As duas vítimas tiveram contato recente com pessoas que vieram do exterior e testaram positivo para a doença.

No entanto, ainda não é possível dizer se os pacientes morreram por causa do coronavírus —eles sequer constavam entre os contaminados que eram monitorados pelas autoridades de saúde. Até o momento, o estado não confirma nenhum óbito pelo covid-19. Os resultados desses exames devem ser divulgados até amanhã (19).

Uma das vítimas é uma mulher de 63 anos que morreu no município de Miguel Pereira, no interior do estado. Ela trabalhava na capital fluminense e teve contato direto com a sua empregadora, que chegou da Itália recentemente e testou positivo para a doença.

Outro óbito investigado é de um homem de 69 anos que morreu em Niterói, na região metropolitana do Rio. O paciente estava com pneumonia e insuficiência respiratória aguda e sofreu um choque séptico. O enteado da vitima veio de Nova York, nos Estados Unidos, com diagnóstico positivo para a covid-19.

Segundo estudos publicados, a letalidade do novo coronavírus é maior entre os idosos.

A Secretaria de Estado de Saúde informou que os materiais dos pacientes já chegaram ao Lacen-RJ (Laboratório Central Noel Nutels) —unidade estadual responsável por realizar os teste para confirmar ou descartar o coronavírus.

Rio de Janeiro tem 49 casos confirmados de coronavírus

O Rio de Janeiro tem 49 casos confirmados de Covid-19, aponta a Secretaria Estadual de Saúde. O boletim foi divulgado hoje.

Segundo o boletim, a capital tem 42 casos confirmados da doença. Ainda há seis confirmações em Niterói, na Região Metropolitana, e um em Barra Mansa, no Sul Fluminense.

Apenas um paciente está internado em estado grave, segundo as autoridades. As demais vítimas do coronavírus estão em isolamento domicilar, com quadro de saúde estável.