Topo

Secretaria de Saúde confirma quinta morte por coronavírus em SP

Getty Images
Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

19/03/2020 17h21

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou na tarde de hoje a quinta morte por coronavírus no estado. Trata-se de um homem de 77 anos, com comorbidade e residente da capital paulista. A morte havia sido informada mais cedo pela Prevent Senior.

As outras quatro mortes foram registradas na terça-feira (17) e ontem. São Paulo registra 286 casos confirmados da doença e 7.669 suspeitos segundo a pasta.

São 259 casos na capital, 3 em São Bernardo do Campo, 2 em Carapicuíba, 2 em Cotia e 2 em Santo André. Os municípios de Barueri, Campinas, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Jaguariúna, Santana de Parnaíba, São Caetano do Sul, São José do Rio Preto, Suzano, Taubaté e Vargem Grande Paulista tem um caso cada.

O Ministério da Saúde confirmou hoje 621 casos no país, com 6 mortes. As quatro mortes confirmadas em São Paulo ontem e mais as duas confirmadas hoje no Rio de Janeiro.

A morte confirmada hoje em São Paulo ainda não entrou na contagem federal porque os dados são contabilizados pelas secretarias estaduais de saúde, e há uma janela de até 23 horas para que esses casos sejam incorporados à contagem federal.

O ministério também informou que foi registrada a transmissão comunitária também nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), além de regiões nos estados de Pernambuco e no sul de Santa Catarina. Até então, apenas as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro tinham registrado a transmissão comunitária do vírus.

Também chamada de transmissão sustentada, o termo indica que não é mais possível identificar a fonte de infecção dos pacientes contaminados, o que indica que o vírus circula entre a população.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, esse tipo de transmissão do vírus foi encontrado em uma cidade de Pernambuco, mas o governo do estado pretende que toda a unidade da federação seja considerada como em transmissão sustentada do vírus, como forma de tornar mais fácil a prevenção.

O mesmo pedido, segundo Oliveira, foi feito pelo estado de São Paulo, que deverá passar a ser considerado como área de transmissão sustentada do vírus. Em Santa Catarina, a região onde foi identificada a transmissão sustentada do vírus fica próxima à cidade de Tubarão.

Como forma de evitar a propagação do vírus por pessoas sem sintomas, o Ministério da Saúde está orientando que os parentes que vivem com pacientes que apresentam sintomas gripais também devem receber atestado médico de 14 dias para que permaneçam em isolamento doméstico. Essa orientação vale para pacientes com sintomas leves, que não precisam de internação ou atendimento hospitalar e portanto podem aguardar em casa sua recuperação.

"Há um grande número de transmissão por pessoas assintomáticas", diz o secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Erno Harzheim. Os dados oficiais do Ministério contabilizam 8 casos no Norte; 90 no Nordeste; 391 no Sudeste; 61 no Centro-Oeste; e 71 no Sul.