Topo

Esse conteúdo é antigo

Agência da Espanha autoriza testes de remédio no combate ao coronavírus

19.mar.2020 - Policial conversa com mulher do lado de fora de um hotel que foi criado para tratar pacientes não críticos com coronavírus - Susana Vera/Reuters
19.mar.2020 - Policial conversa com mulher do lado de fora de um hotel que foi criado para tratar pacientes não críticos com coronavírus Imagem: Susana Vera/Reuters

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 10h16

A Agência Espanhola de Medicamentos autorizou dois ensaios clínicos aprovados com remdesivir contra o novo coronavírus, informou hoje o ministro da Saúde da Espanha, Salvador Illa. O país registrou mais de mil mortes por covid-19 e se aproxima de 20 mil casos, segundo balanço divulgado hoje.

A nova molécula será testada em pacientes com doença respiratória grave ou moderada e três hospitais participam do ensaio. Os resultados desses estudos serão conhecidos em alguns meses e o objetivo é verificar a eficácia do tratamento para a covid-19.

Illa afirmou que "a prioridade global" é desenvolver uma vacina eficaz contra a covid-19. Em entrevista coletiva ao lado do ministro da Ciência, Pedro Duque, ele destacou o trabalho de pesquisadores espanhóis, "que estão colaborando em nós internacionais para o desenvolvimento de vacinas".

Duque garantiu que "a ciência está trabalhando contra o relógio" na batalha contra o coronavírus.

O ministro da Saúde acrescentou que "nos próximos dias" os testes rápidos para coronavírus começarão a ser realizados em todo o território nacional, começando pelos locais de maior prioridade.

Coronavírus liga alerta pelo mundo