Topo

Número de contaminados por coronavírus no RJ quase dobra e chega a 109

Imagem de microscópio mostra o coronavírus em paciente infectado - National Institutes of Health / AFP
Imagem de microscópio mostra o coronavírus em paciente infectado Imagem: National Institutes of Health / AFP

Gabriel Sabóia

Do UOL, no Rio

20/03/2020 16h53

Resumo da notícia

  • Número de casos confirmados de covid-19 no RJ chega a 109
  • Ontem, o estado registrava 66 casos --ou seja, o número quase dobrou em 24 horas
  • Até o momento, duas pessoas morreram por contaminação do coronavírus no Rio

O Rio de Janeiro já registra 109 casos de contaminação pelo coronavírus. A informação foi confirmada pela Secretaria Estadual de Saúde ao UOL, na tarde de hoje. Ontem, o estado confirmava 66 casos da doença —ou seja: o número praticamente dobrou em 24 horas. Até o momento, o Rio tem dois casos de mortes confirmadas por covid-19.

Uma das vítimas é uma mulher de 63 anos que morreu no município de Miguel Pereira, no interior do estado. Ela trabalhava na capital fluminense e teve contato direto com a sua empregadora, que chegou da Itália recentemente e testou positivo para a doença.

Outro óbito é de um homem de 69 anos que morreu em Niterói, na região metropolitana do Rio. O paciente estava com pneumonia e insuficiência respiratória aguda e sofreu um choque séptico. O enteado da vitima veio de Nova York, nos Estados Unidos, com diagnóstico positivo para a covid-19.

Decretos restringem circulação no estado

Na manhã de hoje, o governador Wilson Witzel (PSC) voltou atrás da decisão publicada ontem (19) no Diário Oficial do estado que proibia o funcionamento de bares e restaurantes por 15 dias. Em novo decreto, o governador permite o trabalho desses estabelecimentos, mas restringe o movimento a 30% da sua operação habitual.

Os serviços de entrega e retirada dos produtos nos bares e restaurantes seguem liberados. Os empresários devem garantir o distanciamento mínimo entre as mesas para não extrapolar as normas impostas pelo decreto do governador.

O transporte de passageiros em carros de aplicativos também passa a ter restrições a partir de sábado. Os motoristas desses veículos só poderão circular entre a capital e municípios da região metropolitana.

O funcionamento de shopping centers, centros comerciais e academias de ginástica também será proibido. Atividades coletivas culturais, além de sessões de teatro e cinema, ficam impedidas a partir de hoje. Hospitais e clínicas e laboratórios, porém, seguem funcionando normalmente. As praias de todo o estado também passam a ser monitoradas para impedir o acesso de banhistas e aglomerações de pessoas. Rios, lagoas e piscinas públicas também não são recomendados ao banho.

Pessoas que descumprirem normas serão fotografadas

Witzel também estipula que as forças de segurança do estado ficarão responsáveis por monitorar o cumprimento dos decretos. "Sendo certo que para tal fim, poderão fotografar e filmar todos aqueles que descumprirem as medidas previstas no presente artigo", acrescenta o governador.

Ficam suspensas também as férias já agendadas de policiais, bombeiros, profissionais da Defesa Civil e agentes penitenciários.

Em relação às possíveis penalidades sofridas por aqueles que descumprirem os termos do decreto, o governador diz que "será instaurado procedimento investigatório para apurar a ocorrência de crime e infração administrativa", conclui.