Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid-19: OMS já distribuiu 1,5 mi de testes e precisará de 80 vezes mais

Teste de coronavírus - Getty Images
Teste de coronavírus Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 16h45

A Organização Mundial da Saúde (OMS) distribuiu 1,5 milhão de exames laboratoriais de coronavírus ao redor do mundo e precisará de 80 a 100 vezes mais que isso, de acordo com o diretor executivo Mike Ryan.

Falando em uma coletiva da OMS hoje, Ryan disse: "Se olharmos para frente nesta epidemia e nos projetarmos vários meses, a quantidade de testes que serão necessários, precisamos escalar isso em aproximadamente 80 a 100 vezes mais."

"Não se trata de dobrar a disponibilidade de testes de laboratório, não se trata de triplicar, é de aumentar potencialmente em 80 vezes. Agora, essa é uma análise extrema, mas é isso que precisamos buscar", alertou Ryan.

Abordando o impacto nos sistemas de saúde, Ryan definiu que o que estamos vivendo "isso não é apenas uma temporada de gripe ruim".

"Isto não é normal. Esta não é apenas uma temporada de gripe ruim. Estes são sistemas de saúde que estão entrando em colapso sob a pressão de muitos casos. Isso não é normal, não é apenas um pouco pior do que estamos acostumados", acrescentou.

Coronavírus liga alerta pelo mundo