Topo

São Paulo confirma mais 4 mortes por coronavírus e total chega a 9

Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

20/03/2020 17h05Atualizada em 20/03/2020 19h25

A Secretaria de Saúde de São Paulo confirmou mais quatro mortes causadas por coronavírus, totalizando nove no estado. Segundo a pasta, são todos os idosos, com comorbidades e moradores da capital.

"Os pacientes tinham comorbidades e foram atendidos em hospitais privados. São três homens (70, 80 e 93 anos) e uma mulher (83 anos)", disse em comunicado.

Até ontem o estado tinha 5 mortes confirmadas. O órgão também informou que já foram confirmados 396 casos no estado e 9.023 casos suspeitos.

Dos confirmados, 358 são na capital paulista. Os outros casos estão em Barueri (1), Campinas (1), Carapicuíba (2), Cotia (2), Ferraz de Vasconcelos (1), Guarulhos (1), Hortolândia (1), Jaguariúna (1), Mauá (1), Mogi das Cruzes (1), Osasco (1), Santana do Parnaíba (2), Santo André (3), São Bernardo do Campo (4), São Caetano do Sul (4), São José do Rio Preto (1), São José dos Campos (1), Suzano (1), Taubaté (1).

O Ministério da Saúde confirmou ontem 904 casos no país, com 11 mortes. São as 9 mortes em São Paulo e mais as duas confirmadas ontem no Rio de Janeiro.

O ministério também informou que foi registrada transmissão comunitária também nas cidades de Belo Horizonte (MG) e Porto Alegre (RS), além de regiões nos estados de Pernambuco e no sul de Santa Catarina. Até então, apenas as cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro tinham registrado a transmissão comunitária do vírus.

Também chamada de transmissão sustentada, o termo indica que não é mais possível identificar a fonte de infecção dos pacientes contaminados, o que indica que o vírus circula entre a população.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, esse tipo de transmissão do vírus foi encontrado em uma cidade de Pernambuco, mas o governo do estado pretende que toda a unidade da federação seja considerada como em transmissão sustentada do vírus, como forma de tornar mais fácil a prevenção.

O mesmo pedido, segundo Oliveira, foi feito pelo estado de São Paulo, que deverá passar a ser considerado como área de transmissão sustentada do vírus. Em Santa Catarina, a região onde foi identificada a transmissão sustentada do vírus fica próxima à cidade de Tubarão.

Como forma de evitar a propagação do vírus por pessoas sem sintomas, o Ministério da Saúde está orientando que os parentes que vivem com pacientes que apresentam sintomas gripais também devem receber atestado médico de 14 dias para que permaneçam em isolamento doméstico. Essa orientação vale para pacientes com sintomas leves, que não precisam de internação ou atendimento hospitalar e portanto podem aguardar em casa sua recuperação.

"Há um grande número de transmissão por pessoas assintomáticas", diz o secretário de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, Erno Harzheim.