Topo

Esse conteúdo é antigo

FDA aprova novo teste que pode detectar coronavírus em cerca de 45 minutos

Teste de coronavírus - Getty Images
Teste de coronavírus Imagem: Getty Images

Do UOL, em São Paulo

21/03/2020 18h31

O FDA (Food and Drug Administration), órgão que regula os medicamentos nos Estados Unidos, anunciou hoje que aprovou um teste de diagnóstico rápido para o novo coronavírus. O exame pode identificar o vírus em aproximadamente 45 minutos.

Em comunicado oficial, o órgão informou que a Cepheid, responsável pela produção do teste, chamado de SARS-CoV-2, planeja lançá-lo até o dia 30 de março.

"Com o desenvolvimento do diagnóstico no ponto de atendimento, os norte-americanos que precisam de testes poderão obter resultados mais rapidamente do que nunca. Mais e mais opções para testes confiáveis e convenientes estão se tornando disponíveis em um ritmo incrivelmente rápido, graças ao trabalho duro de nossa equipe da FDA e à engenhosidade da indústria americana", disse o secretário do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar.

Nessa semana, a notícia de que Donald Trump pediu pressa para o FDA aprovar o uso da hidroxicloroquina para tratar a covid-19 trouxe esperança para a luta contra a pandemia de coronavírus.

Mas, embora os resultados preliminares estejam entusiasmando médicos e a cloroquina tenha uma potente ação anti-inflamatória, que pode ser útil nesse momento de crise, o fato é que o uso da substância contra o coronavírus ainda não é seguro.

De acordo com a CNN, até ontem, os Estados Unidos já somavam 16.336 casos de coronavírus. Até o momento, 215 pessoas morreram devido à covid-19.