Topo

Esse conteúdo é antigo

Comércio no Rio vai fechar suas portas e prefeito reforça: "fique em casa"

Prefeito Marcelo Crivella falou hoje sobre medidas de combate ao novo coronavírus - Divulgação
Prefeito Marcelo Crivella falou hoje sobre medidas de combate ao novo coronavírus Imagem: Divulgação

Do UOL, em São Paulo

23/03/2020 13h04

A partir do primeiro minuto desta terça-feira, os comércios da cidade do Rio de Janeiro não poderão abrir as suas portas. Essa medida faz parte das restrições determinadas pela prefeitura como forma de combater a propagação do novo coronavírus.

Em entrevista coletiva transmitida hoje pela internet, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, reforçou que a decisão tem como objetivo evitar a aglomeração de pessoas. Ele recomendou mais uma vez para que a população fique em casa, principalmente idosos e pessoas do grupo de risco para a doença.

"Todas as lojas deverão estar fechadas. E as medidas deverão ser obedecidas. Isso para que a gente diminua a quantidade de pessoas infectadas. Só saiam aqueles que precisam com urgência realizar alguma tarefa. Se tiver mais de 60 anos, encontre alguém para fazer isso para você", destacou.

Segundo o Crivella, a prefeitura está pedindo para que os supermercados façam entregas de compras com absoluta prioridade para os idosos e que o delivery não atrase mais do que 24h.

Outra medida destacada foi o plano de usar hotéis para hospedar idosos e pessoas com comorbidades que precisam ficar em isolamento por conta da nova doença.

"Aqueles que moram em comunidades na zona sul, nós estamos vendo como hospedá-los. Temos hotéis, deixados lá quietinhos. Depois voltam para os seus lares. Quanto mais cedo a gente se afastar, mais cedo a gente volta a se abraçar", disse o prefeito. Profissionais das equipes de saúde da família devem ficar encarregados de identificar quem precisa de isolamento.

Nesta segunda-feira, a Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe começou em todo o país. O Rio de Janeiro adotou um "drive trhu" de imunização. São cinco postos em funcionamento pela cidade que estarão vacinando das 10h às 16h até o dia 3 de abril.

Limpeza da cidade

A prefeitura também afirmou que está organizando uma estrutura de limpeza da cidade para mitigar a contaminação por contato.

Por isso, 20 caminhões pipa e 30 pulverizadores serão usados para a lavagem de superfícies encontradas em ponto de ônibus, áreas do transporte público (saídas do BRT e de metrôs) e também nas áreas entorno de hospitais.